Os primeiros 65 quilômetros do Canal do Sertão estão concluídos, anunciou na manhã desta quinta-feira (3) o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman. Em entrevista à imprensa, o secretário informou que os primeiros trechos serão inaugurados após a conclusão das obras para o fornecimento de energia.
“As obras de eletrificação do canal estão em andamento e assim que esta etapa for concluída nós vamos inaugurar os dois primeiros trechos do Canal. O governador Teotonio Vilela Filho já está agendando com a presidenta Dilma Rousseff”, explicou Fireman.
Os 65 km iniciais do Canal do Sertão passam pelos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca. A construção do canal tem sido viabilizada por uma parceria do Governo Estadual com o Ministério da Integração, que garantiu, na última sexta-feira (28), uma injeção de cerca de R$ 250 milhões para combate aos efeitos da estiagem em Alagoas.
Os recursos, viabilizados pelo PAC Seca, serão destinados às comportas do Canal do Sertão e à construção de grandes adutoras no semiárido alagoano, implantadas na Bacia Leiteira, em Minador do Negrão, Estrela de Alagoas e povoados de Igaci, além de Olho D’Água do Casado e do povoado Piau, em Piranhas.
Energia para operação
Em outubro deste ano, a Seinfra autorizou as obras necessárias para garantir o fornecimento de energia elétrica para o funcionamento dos primeiros 65 km concluídos. Os serviços chegam ao km 70 e os recursos foram garantidos até o km 78. As obras foram licitadas e contratadas até o km 150.
Uma das principais obras estruturantes do Governo de Alagoas, o Canal do Sertão se estenderá por 250 km, ao longo de 42 municípios, beneficiando mais de um milhão de alagoanos.
Por Ascom Seinfra