Segurança em Alagoas é reforçada com a formatura de 923 policiais militares Governador Paulo Dantas participou da cerimônia para os novos soldados

Rafael Maynart / Agência Alagoas

28 Maio 2024 - 10:00


Vinte e sete pelotões do CFP 2023 receberam suas insígnias, sendo 21 em Maceió e seis em Arapiraca, no 3º Batalhão. (Foto: Pei fon / Agência Alagoas)

Na manhã desta segunda-feira (27), o Ginásio do Sesi, em Maceió, foi palco de um evento que ficará marcado na memória de milhares de pessoas. A formatura de 923 novos policiais militares do Curso de Formação de Praças (CFP) trouxe à tona um misto de orgulho e emoção. O governador Paulo Dantas, acompanhado do comandante da PM, coronel Paulo Amorim, e do secretário de Segurança, Flávio Saraiva, parabenizou os novos soldados por essa conquista.

Em uma cerimônia cheia de significados, 27 pelotões do CFP 2023 receberam suas insígnias, sendo 21 em Maceió e seis em Arapiraca, no 3º Batalhão. Este curso, um dos mais robustos já realizados pelo Governo de Alagoas, abrangeu 34 disciplinas curriculares. Entre elas, Armamento, Munição e Tiro; Defesa Pessoal; Legislações; Libras; Treinamento Físico Militar; Gerenciamento de Crises; e Polícia Comunitária, além de cinco disciplinas extracurriculares e um estágio supervisionado que proporcionou aos alunos a primeira experiência em policiamento ostensivo.

O governador Paulo Dantas destacou a importância deste momento para a segurança do estado. “Ver esses novos soldados se formarem e estarem prontos para servir é um testemunho do nosso compromisso com a segurança pública. Cada um desses homens e mulheres traz consigo a esperança de dias melhores e mais seguros para todos os alagoanos. Nos últimos anos, fomos o estado que mais investiu na Segurança Pública, o que tem refletido nos dados da violência mês a mês. É com o trabalho de homens e mulheres, que agora recebem o reforço de vocês, que vamos manter Alagoas como um estado seguro”, afirmou.

O comandante Paulo Amorim e o secretário Flávio Saraiva também compartilharam palavras de encorajamento e reconhecimento aos novos soldados. O coronel Amorim enfatizou o esforço e a dedicação de cada formando ao longo do curso.

“Foram dias cansativos, mas forjadores. Só vocês sabem da luta e das dificuldades que cada um aqui enfrentou para este momento, inclusive alguns distantes de seus familiares. É uma honra para mim comandar todos vocês, porque é na bravura de homens e mulheres que fazemos um estado seguro para todos. Viva a Polícia Militar”, vibrou.

O secretário Saraiva afirmou que o Governo de Alagoas já trabalha para que novos concursos sejam realizados nos próximos meses, incluindo para policiais militares.

“O governo está trabalhando, inclusive com a garantia da secretária [de Planejamento] Paula Dantas, de que nos próximos meses será anunciado concurso para a Polícia Militar. Realizamos o maior investimento em segurança pública da história e os resultados apareceram. Já informo também que em janeiro inicia o curso de formação dos delegados aprovados no último certame. É o Governo de Alagoas investindo e priorizando cada vez mais a segurança da nossa gente”, disse.

Entre os formandos, a alegria e o orgulho eram perceptíveis. Para muitos, essa formatura representa não apenas a conclusão de um rigoroso período de treinamento, mas também o início de uma carreira dedicada ao serviço público e à proteção da população.

O orador dos formandos, soldado Santos, fez um discurso vibrante e entusiasmado, elevando a força dos 923 praças.  “Nós superamos mais de 60 mil inscritos no concurso público. Foram barreiras e mais barreiras sendo quebradas ao longo desses mais de mil dias desde a primeira convocação até agora. Na plateia há aqueles que sofreram e vibraram conosco e essa é a energia que nos moveu até aqui e que vai nos mover para o resto de nossas vidas. Estamos prontos para enfrentar os desafios e honrar a farda que vestimos”, concluiu.

O evento também foi prestigiado pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Verçosa; o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), coronel André Madeiro, a subchefe do GSI, coronel Elaine Monteiro; a secretária Paula Dantas; o secretário Vitor Pereira (Governo); o secretário executivo da SSP, Patrick Madeiro; os deputados estaduais Alexandre Ayres, Silvio Camelo, Cabo Bebeto e Leonam Pinheiro; o delegado-Geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier; entre outras autoridades militares e civis.

Comentários