A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) alerta aos criadores de bovinos e bubalinos do Estado que a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa será encerrada nesta sexta-feira (30).
Segundo informou o presidente da Adeal, Everaldo Rosa, o prazo da vacinação não será prorrogado. “O criador retardatário tem até o dia 30 deste mês para comprar a vacina nas lojas credenciadas e vacinar os animais. Ele deve ficar alerta, pois não haverá prorrogação de prazo”, declarou.
Na reta final da segunda etapa da campanha de vacinação, o presidente da Adeal informou que as vendas nas lojas credenciadas estão dentro das expectativas da Agência de Defesa. Até o início desta semana, foram comercializadas 1.150.000 doses. O número corresponde a 90% do rebanho existente no Estado que é formado por 1.286.531 animais.
“O produtor está fazendo a parte dele neste processo, vacinando os animais. Mais uma vez, deveremos ter um resultado positivo e atingir um índice de vacinação igual ou superior ao da primeira etapa da campanha realizada em junho passado”, destacou o presidente da Adeal.
A Adeal lembra ainda aos criadores que a declaração deve ser feita nos escritórios da Agência até o dia 15 de dezembro. A declaração é um documento obrigatório que comprova, oficialmente, que os animais foram vacinados, e deve ser feita no escritório da Adeal do município onde a propriedade rural está localizada.
Para obter o documento, o criador ou responsável deve apresentar a nota fiscal de compra da vacina e documentos de identificação. Quem não declarar estará sujeito ao pagamento de multa e ficará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), além de ficar inadimplente junto à Adeal.
Por Agência Alagoas