Após o sucesso na edição passada, com quase 150 mil estudantes avaliados, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) disponibilizou as diretrizes para a edição 2024 do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal), que disponibiliza avaliação externa de grande escala no âmbito da Educação Básica, abrangente às redes públicas estadual e municipais de Alagoas.
A Portaria encontra-se disponível no site da Seduc pelo link clicando aqui.
O Saveal avalia a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática de estudantes matriculados nos 2º, 5º e 8º anos do ensino fundamental, além da 2ª série do ensino médio. A aplicação dos testes está prevista para o período de 04 a 14 de novembro nos 102 municípios alagoanos, a partir da adesão ao Regime de Colaboração.
De acordo com a secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Sueleide Duarte, os testes do Saveal se comparam a avaliações nacionais de grande escala, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), desenvolvido e gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“A prova Saveal é uma avaliação diagnóstica que visa nortear o planejamento didático, curricular e formativo ofertados aos nossos estudantes, por avaliar principalmente a qualidade do ensino e as políticas educacionais implementadas. Por isso, a prova SAVEAL segue os mesmos critérios da prova SAEB”, explica Sueleide.