Secult divulga resultado do Prêmio Clemilda – A Rainha do Forró 2023 Serão contemplados grupos de Bumba-meu-boi, Coco de Roda, Quadrilhas Juninas, Violeiros e Emboladores, e Trios de Forró Pé-de-Serra.

Daniel Borges / Ascom Secult

14 jun 2023 - 12:22


Foto: Divulgação

O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), anunciou hoje o resultado do Prêmio Clemilda – A Rainha do Forró 2023. O objetivo da premiação é reconhecer e premiar os talentos que se dedicam a manter vivas as tradições culturais do período junino em Alagoas.

Um total de 145 grupos culturais serão contemplados com premiações no valor total de R$ 1 milhão, sendo distribuídos em diferentes categorias. Entre elas, estão Bumba-meu-boi, Coco de Roda, Quadrilhas Juninas, Violeiros e Emboladores, e Trios de Forró Pé-de-Serra. Essas categorias foram escolhidas para abranger a diversidade e riqueza das expressões artísticas relacionadas ao forró e às festividades juninas.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância desse apoio aos grupos culturais durante o período junino: “O Prêmio Clemilda – A Rainha do Forró é uma iniciativa fundamental para fortalecer e valorizar as expressões culturais do período junino em Alagoas. Através desse prêmio, reconhecemos e premiamos o trabalho árduo dos grupos culturais que se dedicam a preservar as tradições e a riqueza do forró em nossa região”.

Para participar do prêmio, era necessário que os interessados fossem maiores de 18 anos, residentes em Alagoas há pelo menos dois anos, e representantes de grupos culturais com pelo menos dois anos de atividade contínua. Essa exigência visava reconhecer o comprometimento e a dedicação das pessoas envolvidas em manter viva a cultura junina no estado.

Com o resultado divulgado, a expectativa é de que o Prêmio Clemilda – A Rainha do Forró impulsione ainda mais o cenário cultural junino em Alagoas, estimulando a criatividade, a continuidade e o aperfeiçoamento das manifestações artísticas do período.

A lista completa dos grupos premiados está disponível no site www.cultura.al.gov.br.

Comentários