A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal) apoiam o festival inédito de inovação e criatividade no campus da Universidade Federal de Alagoas em Santana do Ipanema, nesta sexta (18) e sábado (19).
O evento é uma realização do Laboratório de Inovação Inclusiva (Liinc), com o intuito de inspirar, capacitar e abrir novas perspectivas, propondo uma imersão no mundo da criatividade e da inovação. Serão mais de 24 horas de atividades, incluindo oficinas, treinamentos práticos, apresentações artísticas e culturais, palestras com especialistas e muito mais.
“Apoiar eventos como esse reforça o compromisso do Governo do Estado em interiorizar as ações que colocam a inovação em foco, principalmente para o público jovem, fomentando a economia criativa e o empreendedorismo em toda a Alagoas”, afirmou o secretário de Ciências e Tecnologia, Silvio Bulhões, explica:
As atividades serão divididas em cinco trilhas de conhecimento:
Moda: Oficinas de produção e design de moda, com foco no desenvolvimento de habilidades para o mercado de confecções local;
Teatro: Oficinas de teatro e circo, explorando a criatividade e a expressividade através da arte cênica;
Dança: Oficinas de expressão corporal e dança, promovendo o movimento e a musicalidade dos participantes;
Música: Oficinas de canto e música, aprimorando as habilidades musicais e incentivando a criação de novas composições;
Trilha Transversal: Abordará temas como oratória, comunicação, criação de conteúdo, empreendedorismo, inovação, criatividade, fotografia e risoterapia.
Para participar do Festival, é necessário fazer inscrição prévia, online e gratuita, no endereço https://liinc.com.br/inscricoes/1-festival-criatividade-inovacao. As vagas são limitadas. Orientações específicas para os participantes estão disponíveis neste link https://liinc.com.br/release_participantes.pdf.
Parceiros
O I Festival Santana Criativa faz parte da programação do Dia Mundial da Criatividade e da Inovação, que em 2024 é celebrado oficialmente no Brasil com atividades de 19 a 21 de abril. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, com apoio da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); Instituto Federal de Alagoas (Ufal); Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Alagoas); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Neurônio — Ativação de Negócios e Causas.