A Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema através da Secretaria Municipal da Agricultura e do Meio Ambiente realizou uma reunião com feirantes na tarde da última quinta-feira(8), para comunicar algumas mudanças que estão sendo realizada na feira livre da cidade.
O secretário de agricultura, Luiz Carlos Santos, explicou que tais mudanças visam o reordenamento da feira, e assim melhorar “o caos” em se encontra a utilização do espaço público por feirante na ruas da cidade nos dias de feira.
Com a aplicação das faixas de trânsito delimitando os espaços nas ruas, os barraqueiros deverão obedecer alguns limites e não poderão mais colocar sua bancas de forma que ocupem toda a via de circulação de veículos. Com essa atitude, novas regras também passaram a vigorar, são elas:
– Os peixeiros não poderão jogar as vísceras e escamas dos peixes no Rio Ipanema, e no Riacho da Camoxinga.
– Os vendedores de CD vão ter que baixa os volumes das caixas de som evitando a poluição sonora.
– As barracas vão ter cobertura padronizada com cores para a identificação do tipo de produto vendido. Os proprietários serão orientados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para um melhor atendimento ao público.
– Não serão permitidos que as bacas ocupem as ruas, após o encerramento da feira livre.
– Duas viaturas serão utilizadas: uma na proximidade do Mercado de Cereais e outra na Rua Belmira Brandão
– Veículos dos feirantes deverão estar estacionados fora do local da feira livre.
– As motos serão proibidas de circular no meio da feira livre para evitar acidente no local.
Ao lado do Comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar, o major Roberto Vale, o secretário avisou que as medidas deverão vigorar a partir deste sábado (10). Os fiscais da prefeitura terão apoio da PM caso haja resistência de algum feirante em obedecer as determinação da prefeitura.
“Nosso objetivo é deixa livre a passagem para os carros, caso aconteça um acidente o Corpo de Bombeiro e a SAMU tenham espaço livre para circular enquanto faz o socorro da vitima”, concluiu o major Vale.
O presidente da Associação dos Feirantes lamentou a ausência da categoria na reunião, porém, lembrou que as mudanças são importantes para a categoria.
Hoje existem 640 feirantes cadastrados na associação. A reunião aconteceu no auditório da prefeitura.
Participaram do encontrou o secretário Luis Carlos, major Roberto Vale comandante do 7º Batalhão de Policia Militar e o vice-presidente da Associação dos Feirantes de Santana do Ipanema, Cícero Ferreira.
Da Redação com Assessoria PMSI