Secretaria encerra atividades do Junho Violeta com ações em Maceió Programações que marcaram o mês de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa foram realizadas em diversos municípios.

Natalício Vieira / Ascom Secdef

27 jun 2024 - 22:26


Ação marcou o encerramento das atividades do Junho Violeta
(Foto: Natalício Vieira / Ascom Secdef)

Em alusão ao Junho Violeta, mês de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) realizou uma ação especial no Shopping Pátio Maceió, no Benedito Bentes, nesta quarta-feira (26). A tarde foi marcada por diversas atividades, incluindo oferta de serviços, conscientização e momentos culturais.

A programação teve início às 13h, com uma ação de conscientização sobre os tipos de violência contra pessoas idosas, seus direitos e os canais de denúncia. Por meio de material informativo e diálogo com os presentes, a Secdef buscou esclarecer dúvidas e empoderar as pessoas idosas para se protegerem e denunciarem violações.

Em seguida, um momento especial com a apresentação cultural do coral Vozes da Experiência, da Prefeitura de Capela, encantou os presentes e proporcionou um clima de alegria e descontração. 

Na sequência, os participantes puderam usufruir de diversos serviços gratuitos nos balcões da Secdef e da Rede de Atenção às Violências (RAV), como a aferição de pressão arterial, medição de glicemia, orientação nutricional, e o espaço para dúvidas com o Centro de Direitos da Pessoa Idosa estavam à disposição durante toda a tarde.

Após a apresentação cultural, os participantes puderam se divertir e aprender em oficinas de artesanato com fuxico, ministradas por artesãos, e de expressão corporal com o professor Edu Passos. As oficinas proporcionaram momentos de descontração, interação social e desenvolvimento de novas habilidades.

Os participantes também apreciaram a criatividade e o talento das pessoas idosas da Oficina do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Capela, que expuseram seus belos trabalhos manuais. A exposição foi uma oportunidade para valorizar a produção artesanal e promover a inclusão social desse público.

Para finalizar a tarde, apresentações culturais vibrantes tomaram conta do local. A ciranda da Prefeitura de Capela encantou a todos com sua alegria contagiante, enquanto o Pastoril Coração Alagoano reviveu a tradição cultural do estado com muita dança e música. Encerrando a programação em grande estilo, a quadrilha Arraiá do Sítio, do Clube da 3ª Idade Doutor Mareco, colocou todos para dançar ao som de forró autêntico.

Segundo a vendedora autônoma Carmem Lúcia, 52 anos, ações como essa são importantes para a comunidade, além de se conscientizar sobre os tipos de violências, acessar alguns serviços que no dia a dia não conseguem por conta da correria. “Para ser sincera, eu não sabia do que se tratava o Junho Violeta. Hoje, eu já tenho noção e posso passar essa informação para outras pessoas, por isso da importância de uma atividade bonita como essa”, disse Lúcia.

De acordo com a secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, a Secdef tem um compromisso incansável com a defesa dos direitos das pessoas idosas e com a promoção do seu bem-estar. “Por isso, organizamos esta ação especial, que reuniu informação, cultura, diversão e aprendizado em um só lugar. É importante que todos estejam atentos aos sinais de violência e que não hesitem em denunciar qualquer tipo de abuso”, destacou a gestora.

Ela finalizou agradecendo à equipe da Secdef por todo empenho durante o mês de junho, as secretarias parceiras e as pessoas idosas que segundo ela abrilhantaram este dia com sua alegria e vitalidade. “O Governo de Alagoas está comprometido com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos, onde as pessoas idosas sejam respeitadas, valorizadas e tenham a oportunidade de viver uma vida plena e feliz”.

Comentários