Secretaria de Educação orienta escolas particulares sobre Censo Escolar 2015

12 abr 2016 - 09:30


Procedimento é obrigatório para todas as instituições de ensino do país.

Gere também vai promover novas formações com as escolas particulares da capital (Foto: Valdir Rocha / Agência Alagoas)

Gere também vai promover novas formações com as escolas particulares da capital (Foto: Valdir Rocha / Agência Alagoas)

Representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da 1ª Gerência Regional de Educação (Gere) estiveram reunidos com gestores de escolas particulares da capital, nesta segunda-feira (11), para esclarecer dúvidas sobre o Censo Escolar 2015. O encontro aconteceu no auditório do Colégio de São José, no Centro.

O prazo para o preenchimento da segunda etapa do Educacenso 2015 – onde são repassados informes sobre movimentação e rendimento de alunos – foi encerrado no dia 9 de abril, mas as unidades terão a chance de corrigir eventuais equívocos a partir do dia 22, quando será aberto o período de retificação no sistema.

A ideia do evento surgiu a partir de uma solicitação das unidades particulares junto à 1ª Gere, órgão que responde pelo Sistema Estadual de Educação na capital.

“A partir desta demanda, decidimos, com a Seduc, promover este encontro para esclarecer dúvidas e estreitar laços com as instituições particulares, o que fortalece a Educação como um todo”, explicou Wilson Bonfim, chefe do Sistema Estadual de Educação na 1ª Gere.

Prejuízos – Segundo o Decreto 6.425/2008 da Presidência da República, todas as instituições de ensino do país devem responder ao Educacenso. Os dados são essenciais para a elaboração de índices educacionais, a exemplo do IDEB, e de políticas públicas, a exemplo da compra da merenda e envio de livro didático.

Na ocasião, a coordenadora estadual do Censo, Cheila Vasconcelos, chamou atenção para outros prejuízos advindos do não preenchimento do levantamento. “Tivemos um colégio particular na capital que teve um grande número de aprovados no Enem, mas não pôde fazer essa divulgação. Como ele não declarou o Censo 2015, não tinha como comprovar que estes alunos eram seus. Consequentemente, a unidade acabou tendo uma queda no seu percentual de matrículas. Outro caso ocorrido foi de uma instituição que foi impedida de enviar seus estudantes para os Jogos Escolares da Juventude porque não participou deste levantamento”, relatou Cheila Vasconcelos.

As unidades presentes ao encontro aprovaram a iniciativa. “Pudemos tirar dúvidas e foi muito bom saber que podemos fazer correções no sistema a partir do dia 22”, disse Sônia Murituba, representante do Colégio Nicolas Panus, no Conjunto Joaquim Leão.

Suênya Leandro, secretária escolar do SEB COC, também estava presente ao evento, e destacou a importância das escolas particulares responderem ao Educacenso. “Há três anos sou responsável por este procedimento na escola e nunca atrasei um dia, pois sei que essa atitude é essencial para termos o retrato da Educação em Alagoas”, afirmou Suênya.

Curso – Na ocasião, a Seduc distribuiu formulários para as unidades que desejem participar do curso sobre Censo Escolar. O conteúdo será repassado em uma plataforma online e é um dos oito cursos à distância ofertados pelo Programa Formação pela Escola, ação do Ministério da Educação. “Para quem se inscrever agora, as aulas começam em maio, mas outra turma deve ser aberta em agosto”, estimou Cheila Vasconcelos.

Quem tiver interesse em se inscrever deve entrar em contato com a Seduc pelo e-mail educacenso.al@gmail.com e solicitar o formulário de inscrição, o qual deve ser reenviado já preenchido para o mesmo endereço. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3315-1264/1265.

A 1ª Gere também vai promover novas formações com as escolas particulares da capital. “Neste curso, abordaremos aspectos das áreas pedagógicas e administrativas como PPP, regimento, secretariado escolar, dentre outros”, adiantou Wilson Bonfim. Informações pelos telefones 3315-1201/2795.

Por Ana Paula Lins / Agência Alagoas

Notícias Relacionadas:

Comentários