Bloco ‘Carnaval sem Fumaça’ estará presente ao Jaraguá na sexta-feira.

A partir desta quarta-feira (3), as Vigilâncias Sanitárias deverão fiscalizar e autuar os estabelecimentos (Foto: Carla Cleto)
A alegria toma conta dos quatro cantos de Alagoas nos próximos dias com a chegada da Festa de Momo e para garantir um ambiente livre do tabaco, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo, estará com o bloco “Carnaval sem Fumaça”, que desfila pela primeira vez na próxima sexta-feira (6), durante a prévia carnavalesca em Jaraguá.
A ideia do bloco é alertar os foliões sobre os males causados à saúde e as suas consequências, conforme destacou a coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo, Vetrúcia Teixeira. Segundo ela, mesmo com as constantes campanhas realizadas todos os anos, é necessário reforçar as informações sobre os malefícios causados pelo tabaco e orientar sobre os serviços existentes em Maceió para tratamento dos fumantes.
“Nesse momento de alegria, vamos aproveitar para mostrar aos foliões os benefícios de um ambiente livre do tabaco, mostrar os males que causam à saúde e orientar os fumantes que desejam se livrar do tabagismo para procurarem um dos serviços de saúde voltados aos que desejam sair do vício”, ressaltou.
O bloco “Carnaval sem Fumaça” é aberto à população, mas os que quiserem ter acesso à camisa deverão doar alimento não perecível, que será destinado a instituições carentes de Maceió. A entrega das camisas estará sendo feita na coordenação do Programa de Combate ao Tabagismo, no conjunto Santo Eduardo, das 8 às 14 horas de sexta-feira.
Dados
Alagoas é um dos estados brasileiros com a menor taxa de prevalência do tabagismo, sendo 8,8% entre pessoas acima de 18 anos, conforme dados de inquérito realizado pelo Ministério da Saúde, via telefone, e de 6% entre 13 e 15 anos, segundo pesquisa Nacional de Saúde Escolar.
Vetrúcia Teixeira afirmou que esses números são resultado do trabalho preventivo que vem sendo realizado nos últimos anos, envolvendo escolas, empresas e outras instituições. “Investir na prevenção é um dos caminhos para combater o tabagismo, que é a maior causa de mortes evitáveis no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde”, completa Vetrúcia.
Por Mônica Lima / Agência Alagoas