Saúde: Foco de praga é confirmado em Coruripe

24 abr 2014 - 13:35


Laudo laboratorial constatou presença da helicoverpa em três áreas usadas para o cultivo do feijão no município.

Análise laboratorial realizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) confirmou que as lagartas encontradas em plantações de feijão no município de Coruripe são mesmo a Helicoverpa armigera.

A inspeção “in loco” foi realizada, quarta-feira passada, 16, por técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e da Superintendência Federal da Agricultura em Alagoas (SFA/AL).

Na oportunidade, foram encontrados três focos da lagarta em plantações de feijão existentes em uma área de canavial da usina Pindorama. Durante o período de entressafra, parte do canavial é utilizado para o cultivo de lavouras de ciclo de curta duração.

Com a confirmação do foco em Coruripe, aumenta para três os números de municípios alagoanos onde foi detectada a presença da helicoverpa. Os dois primeiros casos foram registrados, em dezembro do ano passado, em plantações de feijão, quiabo, amendoim e pimentão dos municípios de Limoeiro de Anadia e de Arapiraca.

Segundo a gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Adeal, Maria José Rufino, nas áreas foram encontradas a praga nas fases de lagarta e de pupa, quando ela se encontra dentro de um casulo enterrado no solo para se transformar em mariposa.

“A Adeal está realizando levantamento fitossanitário em todo o Estado e, onde esta sendo detectada a praga o produtor receberá do fiscal, as informações sobre o controle. Vale salientar, que dependendo do estágio de desenvolvimento da praga, este controle será muito difícil, pois o momento ideal para aplicação dos agrotóxicos indicado para a praga (biológico ou químico) é quando a lagarta mede menos de 1 cm. Sendo assim, é muito importante a detecção praga no inicio do florescimento da cultura”, declarou a gerente de Defesa Vegetal da Adeal.

Por Dorgival Junior / Agência Alagoas

Notícias Relacionadas:

Comentários