Buscando promover mais qualidade nos serviços prestados à população alagoana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta terça-feira (30), uma capacitação visando apresentar o sistema da Central de Regulação de Leitos. O treinamento foi destinado aos integrantes da equipe do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital Carvalho Beltrão, localizado na cidade de Coruripe. O curso foi realizado na sede da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), no bairro Jaraguá, em Maceió.
A coordenadora do Núcleo de Regulação da Sesau, Lysgreth Sanchez, ressaltou que esta é a primeira equipe regulada diretamente pela Sesau em uma unidade hospitalar privada que presta serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Finalizamos hoje o treinamento da primeira equipe do Hospital Carvalho Beltrão, um hospital contratualizado pelo SUS. Esses enfermeiros estão vindo para oferecer mais um serviço à população, fazendo com que as transferências ocorram cada vez mais rápidas, de forma dinâmica e que consigamos direcionar os pacientes de uma forma ainda mais ágil”, explicou.
A coordenadora enfatiza que a criação do NIR em um hospital privado é um grande avanço para o Estado. “Este NIR será totalmente administrado pela gestão da Sesau e tem a finalidade de acelerar e melhorar o processo de regulação dos pacientes até o leito, pois o nosso intuito é melhorar cada dia mais no Estado o acesso aos leitos da nossa rede”, disse.
Treinamento
O coordenador do HUB de Inovação da Sesau, Gustavo Levino, explica que a capacitação facilita o entendimento dos profissionais ao terem acesso ao sistema. “Quanto mais informações forem colocadas no sistema, os médicos responsáveis terão um maior entendimento para desenvolver o NIR no Hospital Carvalho Beltrão. Hoje, eles terão acesso ao sistema, aprenderão o passo a passo sobre o cadastro dos pacientes e como os dados impactam a regulação do Estado”, contou.
Participando da capacitação, o enfermeiro Edson Silva destacou a importância do curso para integração da equipe. “Como estamos compondo o primeiro NIR da Sesau, servimos de modelo para os demais hospitais que irão precisar fazer o processo de integração. Isso ajuda muito nas transferências dos pacientes que estão necessitando dessa regulação”, disse.
A Central Estadual de Regulação de Leitos é responsável pela logística, organização e transferência de pacientes que residem nos 102 municípios alagoanos. Ela transfere os pacientes que necessitam de internação hospitalar ou cirurgias. As transferências ocorrem para as 26 unidades no Estado, incluindo as da Sesau e os hospitais filantrópicos e particulares que possuem leitos contratualizados para o Sistema Único de Saúde (SUS).