Sarampo: Quais cuidados preciso ter!
31 agosto 2019

Vacinação é o melhor método de se prevenir contra o sarampo (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)
Em nosso estado não havia nenhum caso de sarampo desde o ano 2000, ou seja, Alagoas conseguiu ficar 19 anos sem nenhum caso de sarampo, o que acabou mudando recentemente com a confirmação de uma pessoa infectada na cidade de Arapiraca, fazendo – se necessário a população ter conhecimento sobre a doença.
Logo, sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode levar à morte. Sua transmissão ocorre quando a pessoa doente: tosse, fala, espirra, e respira próximo, pois o vírus é transmitido pelas gotículas que saem quando se fala e respira ou qualquer outra forma de contato com fluidos do nariz e boca de uma pessoa infectada.
É altamente contagiosa, onde 90% das pessoas que não possuem imunidade são contaminadas caso compartilhem o mesmo ambiente com uma pessoa doente. É importante também que a população saiba quais sinais e sintomas são característicos da doença para em caso de suspeita procurar logo ajuda médica.
Alguns sinais e sintomas da doença:
-Febre acompanhada de tosse;
-Irritação nos olhos;
-Nariz escorrendo ou entupido;
-Mal-estar intenso
-Podendo também aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo.
O sarampo além de altamente contagioso não possui tratamento especifico e a medida de prevenção é através da vacinação, então vamos resgatar os cartões de vacina e levar ao posto de saúde perto da nossa casa para verificar se há necessidade de tomar ou não a vacina e nos prevenirmos. Segue um esquema de vacinação abaixo:
Segue esquema:
– Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e a outra aos 15 meses de idade (tetra viral);
– Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que perderam a vacina anteriormente devem receber duas doses da tríplice viral;
– Pessoas de 10 a 29 anos – duas doses da tríplice viral;
– Pessoas de 30 a 49 anos – uma dose da tríplice viral;