
Sistemas são apresentados à população para que tenham conhecimento sobre o funcionamento (Foto: Ascom/Semarh)
A cidade de São José da Tapera, localizada no Médio Sertão alagoano recebe nesta semana, entre os dias 28 e 29, o II Encontro Estadual do Programa Água Doce. O evento traz também uma grande oficina na qual será apresentado o funcionamento dos sistemas de dessalinização que foram implantados nos municípios em convênio com o Governo de Alagoas e Ministério do Meio Ambiente.
A ideia é socializar o conhecimento com a população, para que tenham informação prévia antes de os sistemas serem implementados. Durante os dois dias de evento, representantes de 38 municípios estarão presentes. A capacitação será ministrada por técnicos do Ministério do Meio Ambiente, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Núcleo Estadual de Gestão do Programa Água Doce.
A Semarh inicia, neste segundo semestre, as etapas dois e três, reiterando junto à população a importância de manter ativo o acompanhamento e fiscalização dos sistemas que serão implantados. “Concluímos o diagnóstico socioambiental e técnico em 378 comunidades difusas da região do Semiárido, abrangendo 36 municípios. As etapas dois e três do convênio iniciam com a implantação, passando pela manutenção e o monitoramento dos sistemas de dessalinização”, comentou assessora técnica da Semarh, Ana Cristina Azevedo.
Programação
De acordo com o cronograma, no dia 29 uma oficina interativa sobre sustentabilidade ambiental será desenvolvida com o propósito de mostrar à comunidade Logrador a qualidade da água dessalinizada.
Ainda durante o encontro, serão firmados acordos de gestão entre governo, município e comunidade para manter em funcionamento os sistemas de dessalinização que serão instalados.
Da Redação com Agência Alagoas