Santanenses celebram o Dia Nacional do Ciclista com pedalada noturna A cidade de Santana do Ipanema possui mais de 120 ciclistas, pedalando regularmente em vários grupos.

20 ago 2020 - 10:30


Ciclistas celebraram o dia com um pedal noturno em Santana e região (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Um grupo de ciclistas sertanejos decidiu celebrar o Dia Nacional do Ciclista, comemorado nesta quarta-feira (19), fazendo aquilo que eles mais gostam: pedalando. Cerca de vinte atletas fizeram um pedal noturno em Santana do Ipanema e municípios vizinhos.

O administrador de empresas Edvaldo Filho é um dos veteranos nessa modalidade e afirmou que a ideia do encontro, foi lembrar uma data muito importante, mesmo num momento difícil de pandemia que passa o mundo.

“Nesta data decidimos fazer vários pedais distintos, tendo todo o cuidado com as regras sanitárias. Por exemplo, uma turma de nove ciclistas foram até Maravilha, outro grupo foi até Poço das Trincheiras e mais uma parte ficou aqui, andando na cidade.”

Segundo Edvaldo, Santana do Ipanema possui mais de 120 ciclistas, pedalando regularmente em vários grupos. “Um deles é o Sertão MTB, que é mais antigo, tem o Flores do Sertão, uma turma formada por mulheres e ainda o Pedal A Qualquer Hora. Há também o grupo Recomece, que são ciclistas que estão voltando a pedalar e alguns iniciantes”, disse.

Atletas se dividiram em grupos e andaram dentro e fora de Santana (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Dia do Ciclista

O Dia Nacional do Ciclista entrou para o calendário oficial do Brasil em homenagem ao biólogo brasiliense Pedro Davison, de 25 anos, que morreu atropelado em 2006 enquanto pedalava em uma via expressa da capital federal. O propósito dessa data é estimular o uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável e plural, além de aprimorar e criar novas oportunidades para promover a educação para a paz no trânsito.

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários