Santanense vai ilustrar livro da Coleção Coco de Roda da Graciliano Ramos

01 ago 2019 - 01:21


Designer Diego Malta foi selecionado para a Coleção Coco de Roda (Foto: Arquivo pessoal)

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos vai contar mais uma vez com a marca de um santanense nas páginas de um dos seus livros infantis. Isso porque o designer gráfico e mestre em artes visuais Diêgo Malta de Campos foi selecionado para ilustrar uma das obras da Coleção Coco de Roda.

O resultado do edital público de 2019 foi divulgado nesta quarta-feira (31) pelo Governo de Alagoas. No total, 48 escritores e 38 ilustradores se inscreveram e 5 de cada área foram selecionados. Eles terão os trabalhos lançados  na 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, de 1 a 10 de novembro, em Maceió.

Diêgo Malta foi contemplado ao lado de Beatriz Ferreira Couto Montenegro, Christianne Kelly Cavalcante da Silva, Daniel Aubert de Araujo Barros e Ingrit Maria Santos Lima. Fizeram parte da comissão que avaliou os portfólios dos candidatos o artista plástico e publicitário Lucas Lamenha; o fotógrafo, cartunista e publicitário Léo Villa Nova; e o designer gráfico e ilustrador Tiago Oli.

O sertanejo contou ao Alagoas na Net que essa foi a segunda vez que se inscreveu no edital da Coco de Roda (a primeira em 2017). “É um desafio gratificante. Existem muitos escritores e ilustradores talentosos em nosso Estado e essa coleção é uma ótima oportunidade de conhecermos boas obras de literatura e ilustração”, disse.

Filho dos servidores públicos Sérgio Soares de Campos e Sueli Malta Fontes de Campos, Diego é formado em design gráfico pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPRE) e tem mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente residente na cidade de Recife.

Coleção Coco de Roda

Este ano um aspecto importante é que dos cinco ilustradores selecionados, apenas dois são veteranos da Coco de Roda. “Nossos editais sempre têm a pretensão de gerar oportunidade de trabalho no mercado editorial alagoano e de revelar novos talentos. Neste sentido, o resultado deste ano confirma nossa ambição”, disse Fernando Rizzotto, editor de arte da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Apresentado uma vez a cada dois anos, o Edital da Coleção Coco de Roda é um dos concursos literários mais aguardados pela comunidade de escritores do estado. A prerrogativa do edital é publicar obras infantis que façam homenagem à cultura, à história, aos personagens e às tradições locais. Para participar do certame é necessário ser alagoano ou estar radicado em Alagoas.

As autoras e autores vencedores do edital 2019 são: Gianinna Schaeffer Bernardes, com o livro “Doce Riacho”; Januário Leite, com “Ebe em busca do mestre guerreiro da Canafístula”; Marivaldo Omena Batista, com “Marianinha foi ao mar”; Natália Agra Carneiro, com “Os balões de Nise”; e Tiago Amaral de Carvalho, com “Carnaval sem fim”.

Cidade de talentos

Vale salientar que Diêgo Malta não é o primeiro santanense a figurar nessa coleção da Imprensa Graciliano Ramos. Na última edição da Coleção Coco de Roda, a jornalista Maryana Damasceno também esteve entre os escolhidos para a publicação.

Neste caso, ela teve sua história selecionada, que virou o livro “Silvana, a Baleia Beluga”. O Alagoas na Net fez uma matéria no dia do lançamento da obra na Bienal do Livro em Alagoas. RELEMBRE AQUI.

Por Lucas Malta / Da Redação com Agência Alagoas

Comentários