Santanense Malta Marques assume hoje um dos poderes mais importantes do Estado

03 jan 2013 - 10:26


A partir desta quinta-feira (3), o desembargador José Carlos Malta assume a presidência do Tribunal de Justiça.

Desembargador José Carlos Malta Marques

A estrutura do Poder Judiciário é baseada na hierarquia dos órgãos que o compõem, formando assim as instâncias.

A primeira instância corresponde ao órgão que irá primeiramente analisar e julgar a ação apresentada ao Poder Judiciário.

As demais instâncias apreciam as decisões proferidas pela instância inferior a ela, e sempre o fazem em órgãos colegiados, ou seja, por um grupo de juízes que participam do julgamento.

A organização do Poder Judiciário está fundamentada na divisão da competência entre os vários órgãos que o integram nos âmbitos estadual e federal.

Malta Marques -um pouco de sua história

Devoto de Senhora Santana, José Carlos Malta Marques, nasceu no dia 13 de janeiro de 1949, na cidade de Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas. Filho do comerciante Abdon Marques e da dona de casa Enedina Malta Marques.

Iniciou seus estudos no então Grupo Escolar Padre Francisco  Correia. Em seguida estudou no Ginásio Santana e posteriormente cursou o científico na Escola Estadual Moreira e Silva, em Maceió.

Em 1975, formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Em 1999, especializou-se em Direito Constitucional na UFAL.

Em 1978 exerceu a função de promotor adjunto, na Comarca de Olho d’Água das Flores.

No ano de 1979 foi aprovado no concurso público para promotor de Justiça do estado de Alagoas, foi procurador-geral de Justiça e corregedor geral substituto do MP.

Em 2006, ascendeu ao desembargo por meio do quinto constitucional. No Judiciário exerceu as funções de diretor-geral da Esmal e corregedor geral da Justiça.

O Alagoas Na Net parabeniza um dos filhos ilustres de Santana do Ipanema.

Comentários