Na semana passada, o Alagoas na Net trouxe a informação de que os partidos políticos de Santana do Ipanema começaram suas movimentações para a montagem de chapas de candidatos a vereador (RELEMBRE AQUI). Em pouco tempo da publicação, um internauta assíduo logo engatilhou uma pergunta a este jornalista: e os candidatos a prefeito?
Para responder a indagação, é preciso dizer que nesta fase, chamada de pré-campanha, existem muitas especulações e poucas certezas. Seja do grupo da prefeita Christiane Bulhões (MDB), que ainda não anunciou formalmente seu possível sucessor (a) ou das figuras que lhe fazem oposição, que podem (ou não) aglutinarem-se em uma única frente.
Apresentado este detalhe, o portal fez alguns contatos e traz aqui nomes que devem montar o quadro da disputa deste ano. Como as siglas partidárias ainda estão se movimentando e buscando alianças políticas, o cenário pode mudar até o registro das candidaturas.
Grupo da Família Bulhões
Começamos pelos possíveis candidatos da Família Bulhões, que hoje, além da Prefeitura de Santana, sob a gestão de Christiane Bulhões, tem na Câmara Federal o seu irmão, Isnaldo Bulhões Jr., deputado que de bom trato no parlamento e que está sendo cogitado para disputar a Mesa Diretora. Essa força política do Sertão tem três nomes que surgem com frequência.
Em pesquisas de consumo interno, o vereador mais votado da cidade, Mário Siqueira, o popular Mário do Laboratório e o atual vice-prefeito Iury Pinto, são os nomes em destaque. Ambos pontuam bem e têm o apreço da maior parte do seu grupo político. Mário já chegou até a ser ventilado em grupos da oposição, mas sobre essa possibilidade, ele mesmo deu a resposta:
“Só serei candidato com a Família Bulhões, pois tenho ciência de onde saí e o que conquistei. Fico feliz que meu nome tem aparecido, mas desde as minhas conversas com Isnaldo Bulhões (falecido pai da prefeita) ele já vislumbrava esse cenário, em que a cidade vive. Não posso abandonar quem fez muito por Santana”, declarou Mário à nossa reportagem.
O Alagoas na Net também já abordou Iury e o questionou sobre a possibilidade dele ser o nome da vez. Alinhado com o discurso do seu colega de partido, o membro da tradicional Família Pinto foi cauteloso na resposta. “Eu estou com o grupo para o que ele decidir. Sou um soldado e ajudarei no que for preciso”, falou o empresário santanense.
Apesar de aparecerem bem no quesito pesquisa, Mário e Yuri têm um concorrente que não é tão conhecido na cidade, mas que carrega o DNA da Família Bulhões. Estamos falando do sobrinho do deputado Isnaldo Bulhões, José Eduardo Bulhões ou “Dudu Bulhões” para os mais íntimos. Dizem que o jovem tem o apreço de Isnaldinho, atual líder deste grupo.
“O Eduardo é um recém formado administrador, que estudou aqui em Brasília e que já manifestou seu desejo em voltar pra Alagoas para nos ajudar no projeto de fazer uma Santana melhor. Ele participou ativamente na eleição municipal do meu pai, integrado a um grupo de jovens. O nome dele vai ser colocado na mesa, junto com os outros postulantes em breve”, indicou Isnaldinho, em conversa com o site.
O deputado afirmou que nos próximos dias vai se reunir com seus aliados, justamente para falar do nome para a sucessão da sua irmã na Prefeitura. Ele garante que o escolhido está entre esses três. “Não deve haver nenhuma surpresa, o grupo vai decidir de forma harmônica, entre esses nomes. Em breve apresentaremos”, garantiu o parlamentar.
Nomes da Oposição
A decisão do nome apoiado pela Família Bulhões faz toda diferença para aqueles que militam na oposição. Isso porque, como a gestão da atual prefeita tem feito bons índices de aprovação, a depender do nome escolhido por eles, os candidatos que estão do outro lado vão alinhar suas estratégias, a fim de poder tentar convencer o eleitorado da possível mudança.
O primeiro e mais natural nome da oposição em Santana do Ipanema é o advogado, ex-vereador e ex-vice-prefeito, Edson Magalhães. Ele pode encarar sua quarta tentativa a cadeira do Poder Executivo. Na matéria da semana passada, o site já abordou que ele hoje lidera o Progressistas na cidade e que deve levar consigo ex-vereadores (RELEMBRE AQUI).
Como já é bem comum nas eleições de Santana do Ipanema, novatos também aparecem na lista e o nome desta vez é do policial civil Albério Wanderley, o popular “Jegão”. Recém acolhido pelo União Brasil, o servidor público tem prometido montar uma chapa competitiva, a fim de que aliados carreguem seu nome na disputa da Prefeitura Municipal.
Por falar em novato, quem também tem espalhado aos quatro cantos que vai para a disputa na campanha Majoritária é o filho do médico Dalmário Gaia, o dentista Dalmário Gaia Filho. Desde o ano passado, ele fez acordo com o PDT e promete ser o candidato pela sigla.
Sobrinho do ex-prefeito Paulo Ferreira de Andrade, o ex-deputado estadual, Marcos Ferreira é mais um dessa lista de pretensos candidatos. Em conversa com nossa reportagem, ele disse que se filiou ao Solidariedade, mas que tem mantido conversas com outros interessados e que a depender do rumo das pesquisas, vai decidir seu destino na disputa.