Será realizada neste sábado (27), as primeiras convenções partidárias de Santana do Ipanema, município do Médio Sertão de Alagoas. Os eventos ocorrem a partir das 9h, no Recanto de Lazer Oásis, situado no bairro Maniçoba.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB), o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) dão início a chamada corrida eleitoral. Juntas, estas siglas formam a “Frente da Situação”, pois marcham lado a lado em busca de uma manutenção do comando da Prefeitura e da Câmara Municipal de Vereadores.
Ordem dos eventos
A primeira reunião política, marcada para as 9h é dos filiados ao PSB, que vão homologar uma das chapa proporcionais, também conhecida como chapa de vereadores. Como manda a legislação eleitoral, 12 nomes serão escolhidos.
A partir das 11h entra em campo a convenção do PT, que também deve apresentar uma composição a disputar vaga na Câmara Municipal de Vereadores de Santana do Ipanema. Um detalhes importante é que, das as duas chapas, nenhuma delas tem vereador de mandato.
Já às 14h, ocorre o principal evento do dia, isso porque, o MDB, além de montar sua chapa de vereadores é a sigla principal que vai lançar o candidato a prefeito e o vice, sendo João Eduardo Bulhões e Mário Siqueira, os nomes respectivamente escolhidos.
Diferente do PSB e PT, a chapa do MDB está repleta de nomes que já ocupam cadeiras no Poder Legislativo. Pra ser mais exato, dos 12 nomes da chapa, 8 são vereadores de mandato (Moacir Júnior, Elielson Motorista, Devá do Óleo, Nego de Zito, Júnior Meirica, Tanila Almeida, Eliana Fofa e Papa Tudo).