Prefeitura fecha Biblioteca alegando aumento no aluguel; dono de imóvel nega

06 nov 2015 - 09:00


Diretor de Cultura disse que teria recebido uma alta proposta do atual locatário, bem como citou a péssima estrutura física. O dono do local nega todas as informações.

Local está de portas fechadas para o público (Foto: Alagoas na Net)

Local está de portas fechadas para o público (Foto: Alagoas na Net)

Os moradores da cidade de Santana do Ipanema que quiserem buscar conteúdos na Biblioteca Pública Breno Accioly não terão êxito. Isso porque, há algum tempo o local que abriga todo o acervo de livros e afins, no Centro da cidade, está fechado.

Segundo o diretor de Cultura do município, houve uma decisão de mudar o material do prédio, que é locado, devido a uma proposta de aumento do aluguel. Entretanto, o proprietário do imóvel nega a alegação e disse ainda que nem sabia que o município estava querendo entregar o local.

A informação nada agradável chegou através de um internauta, que comunicou a redação do site Alagoas na Net. O morador disse ter procurado acesso ao telecentro, que até o momento também está situado nas dependências da biblioteca.

Por telefone, o atual gestor da pasta cultural em Santana, o servidor público estadual, Djalma Modesto, confirmou a paralisação, mas afirmou que ela deve ser breve. O dirigente disse esperar que até o final deste mês todo o novo local já estará recebendo o estoque de livros e aberto ao público. “Já acertamos com o novo inquilino, o local será na Rua Pedro Brandão (bairro Camoxinga), logo após a loja de Braulinho”, adiantou o diretor, que assumiu o cargo a pouco mais de um mês.

Nossa reportagem questionou sobre os motivos da mudança e se essa não estaria afetando a qualidade do local. Djalma respondeu que o município recebeu uma proposta de aumento que praticamente dobrava o valor atual do aluguel e que isso acabou inviabilizando o serviço. O diretor também se queixou de possíveis problemas na estrutura do prédio atual e que isso reforçou a decisão. Apesar dos motivos, ele ressaltou que não impôs a escolha do novo local e para isso buscou a opinião dos próprios funcionários da biblioteca e do telecentro. “Levei a bibliotecária, assim como a gestora do telecentro, ambas deram sinal verde e não houve rejeição”, garantiu Djalma.

Locatário não sabia

Aviso foi colocado na porta do prédio (Foto: Alagoas na Net)

Aviso foi colocado na porta do prédio (Foto: Alagoas na Net)

Também por telefone, o site falou com o proprietário do prédio a qual está atualmente a biblioteca, e para nossa surpresa ele disse que nem havia sido comunicado sobre essa mudança no local. O morador popularmente conhecido por Arnobinho refutou veementemente a versão dada pelo diretor de Cultura, falando que o contrato de locação está vigente e nem há possibilidade dele requerer um aumento.

“Nós assinamos um novo contrato há poucos meses, em agosto, e ele deve durar até dezembro. Nele consta, inclusive, uma clausula que não podemos fazer reajuste. Não sei de onde ele tirou isso de aumento”, confessou o dono.

Sobre a estrutura do local Arnobinho também desconheceu qualquer reclamação do fato e ainda disse que se o município fizer uma vistoria em vários dos prédios públicos vai encontrar a mesma situação de estado físico. Por fim perguntamos como estaria a situação de pagamento do serviço, porém, o negociante confessou que o município está em débito com o negócio, mas não quis precisar maiores detalhes. “Posso afirmar que está bem atrasado”, finalizou.

Não é a primeira vez

Essa não é a primeira vez que a Biblioteca Pública de Santana passa por mudança. Pelo contrário, segundo pesquisado pela redação esta é sua terceira mudança em pouco mais de 10 anos. O local público já esteve na Rua Nossa Senhora de Fátima, na Avenida Martins Vieira e por fim estava localizada na Praça Manoel Rodrigues da Rocha, Centro.

Por Lucas Malta / Da Redação

Notícias Relacionadas:

Comentários