Santana: Mudanças no trânsito são cobiçadas e podem ser copiadas em outros municípios do Sertão

05 set 2013 - 09:39


Foto: Assessoria PMSI

Foto: Assessoria PMSI

Após vários debates e diversas reclamações, um grande anseio popular começa a virar realidade na cidade sertaneja de Santana do Ipanema. As mudanças em relação ao trânsito no município têm chamado a atenção dos moradores locais e até de cidadãos de municípios vizinhos.

De acordo com um dos responsáveis pelo projeto de mudanças, o comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar, major Roberto Vale, “todas as alterações nas ruas da cidade têm sido gradativas, e em sua maioria tem ganhado o apoio popular”.

“A resposta do povo tem sido muito positiva, não podemos agradar a todos, mas posso afirmar que temos feito o possível para beneficiar toda a população de Santana do Ipanema”, relatou o major.

Outro ponto levantando pelo militar tem sido a parceria como o executivo municipal. Segundo Vale esse é um dos motivos que tem dado certo as inovações. “Sem o apoio da prefeitura seria impossível se fazer qualquer coisa, as ideias inovadoras e a logística oferecida tem sido o diferencial nessas mudanças”, confirmou Vale.

Trabalho cobiçado

Além de agradar motoristas e pedestres santanenses, as ações coordenadas pelo major Vale acabaram chamando a atenção de outros moradores do Sertão. Segundo o comandante do 7º BPM, o mesmo já foi procurado por outros gestores de cidades vizinhas, que visitaram Santana e perceberam os resultados.

“Fomos procurados por gestores de pelo menos mais duas cidades da região. Eles viram o que fizemos e se interessaram em levar algumas dessas mudanças para seus municípios”, falou o major.

É bom…, mas não o suficiente

Apesar da aceitação sobre tais mudanças, a população ainda aguarda esperançosa, a implantação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O órgão foi criado em 13 de outubro de 2011, após aprovação de Projeto de Lei, entretanto ainda não saiu do papel.

Uma enquete realizada na semana passada pelo site Alagoas na Net, mostrou que, dos 200 internautas que votaram, 72% (144 votos) “concordam que as mudanças no trânsito foram boas, mas que ainda precisa-se de mais”. 21% (42 votos) votaram que “As mudanças foram bastante satisfatórias” e 7% (14 votos) disseram “As mudanças no trânsito não surtiram efeito algum”.

Nossa reportagem conversou com o prefeito Mário Silva, que relatou ainda não ter um prazo concreto para a implantação do órgão, devido a dificuldade orçamentária apresentada pelo município.

“Muitas pessoas vem dizendo que a criação da SMTT só geraria recursos para o município, isso porque as multas seriam um grande volume de valores arrecadados pela municipalidade. Isso é uma grande ilusão, ora ninguém vai querer ficar pagando multa pra sempre.”, disse Mário.

Para o gestor santanense a criação da superintendência irá gerar uma nova demanda de despesas e o município precisa estar preparado para assumir tal responsabilidade. “Posso afirmar que a criação da SMTT veio mais como um desejo eleitoreiro do que planejado, pois o orçamento do município ainda não está preparado para arcar com esse órgão”, finalizou Mário Silva.

Da Redação

Comentários