Santana e Batalha: Última etapa do Saneamento Básico deverá ser realizada em novembro

05 nov 2012 - 08:10


Sistema das ligações intradomiciliares (Foto: Divulgação)

Moradores das cidades de Santana do Ipanema e Batalha deverão ficar atentos para os próximos dias deste mês de novembro, pois, segundo informações da Companhia de Saneamento Básico de Alagoas (Casal), ações de divulgação para a implantação da última etapa para o funcionamento do saneamento básico, para os moradores destes municípios, deverão ser iniciadas na primeira quinzena de novembro.

A informação foi repassada pelo Engenheiro Sanitarista, Julio Cesar, responsável pela supervisão de esgotos da Casal. Em entrevista ao Alagoas na Net, Julio César, disse que cerca de 2.700 ligações intradomiciliares deverão ser realizadas para famílias de baixa renda nos dois municípios sertanejos.

“Como o trabalho de construção das ligações intradomiciliares, por parte da Casal só deverá atingir essa quantidade de moradores da classe baixa renda, o trabalho de divulgação tem o objetivo de orientar como deverão proceder os moradores para a inserção das casas nas redes coletoras de esgoto”, relatou Julio.

A partir da divulgação feita pela companhia, os moradores que quiserem realizar as instalações deverão comparecer a casal e cumprir um cadastro para pegar a autorização e assim realizar a ligação em sua residência.

“Ainda não temos data definida para a duração deste procedimento com a população desses municípios, mas deveremos ter pouco mais de um ano, para que os essas ligações sejam realizadas. A partir daí a Casal deverá fazer um mapeamento das casas que ainda não o fizeram e tomar as devidas providências”, disse o engenheiro responsável.

Taxas

Julio Cesar, responsável pela supervisão de esgotos da Casal (Foto: Lucas Malta)Outro quesito já definido pela companhia foi o valor a ser cobrado para a realização do serviço de saneamento nos dois municípios. A taxa, que deverá implementar a conta de água dos sertanejos, deverá ser de 60% do valor pago pelo serviço de água [para a população de renda normal] e de 30% [para a população de baixa renda].

“Sei que parte da população acha o valor alto e que muitos podem pensar em não realizar as ligações de inicio, mas ressalto que a população não deve ver o saneamento por um olhar financeiro, mas sim com um olhar pelo lado ambiental, pois isso reduz drasticamente os resíduos que são jogados diretamente no próprio rio Ipanema”, diz Julio Cesar.

O servidor da Casal ainda relembra a importância de se realizar as ligações, pois segundo o mesmo, após a nova lei do Saneamento Básico, aprovada em 2007, o serviço básico essencial é obrigatório para os moradores. E avisa que aqueles que não o fizerem podem estar sujeitos a multas que variam dependendo do consumidor.

Da Redação

Comentários