Aconteceu nesta quinta-feira (16), na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) da cidade de Santana do Ipanema, a cerimônia de encerramento das atividades do projeto do Governo Federal, chamado de Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa).
A cerimônia contou com a ampla presença de servidores da educação municipal, além de autoridades políticas, que juntos acompanharam as principais ações feitas durante o ano que passou.
O prefeito do município, Mário Silva, participou do evento e destacou a importância de projetos oriundos do Governo Federal. O gestor falou que tem trabalhado para melhorar os índices de educação no município, mas também pediu que todos aos servidores se unam para melhorar a área, que o mesmo já conhece bem, pois é professor de carreira.
Trabalhos do Pnaic
Durante a cerimônia, a coordenadora do Pnaic no município sertanejo, Cicera Gomes, fez um balanço das ações durante o ano de 2013. Segundo a servidora, no período do ano passado o projeto contemplou alunos do 1º ao 3º ano, e também do multiano. Foram 40 escolas da zona urbana e rural, atendidas pelo Pacto.
“Trabalhamos na capacitação e formação de coordenadores e professores, para que eles sejam os meios de levar o melhoramento da educação aos nossos alunos. Foram vários encontros de formação, seminários e palestras, que ao todo servem como um grande reforço da formação destes profissionais e consequentemente melhor resultado na sala de aula”, falou a coordenadora.
Cícera aproveitou a oportunidade e também falou das perspectivas para este ano. Segundo a coordenadora, a equipe municipal pretende continuar a formação com os docentes, além de acompanhar e avaliar o desempenho destes e dos alunos assistidos pelo Programa.
Benefícios para a classe
Também no evento foram feitos depoimentos de participantes do Projeto. Uma delas foi a professora Raquel Damasceno, profissional que atua na Escola Maria do Carmo, localizada no Povoado Areia Branca. A Educadora falou da satisfação que foi participar da capacitação e agradeceu ao apoio de seus colaboradores.
Outra professora que também não dispensou o espaço foi a santanense Maria José Rodrigues, que trabalha na Escola João Francisco Cavalcante, situada no Povoado São Felix. A docente chamou a atenção das companheiras, quando além de agradecer a participação, recitou versos de Literatura de Cordel.
Além das falas e depoimentos, o encontro dos professores foi premiado com sorteio de brindes e presentes, um completo coffe break, além da apresentação artística do cantor “Val Tecladista”.
Aviso aos diretores
Ainda durante a cerimônia, o servidor público estadual Sérgio Campos, aproveitou o momento e usou da palavra para fazer um breve e importante aviso. O santanense é um dos integrantes da Agripa – Associação Guardiões do Rio Ipanema, instituição criada a fim de fazer um estudos e ações em prol do rio que banha e dá nome a cidade sertaneja.
Em suas palavras, o servidor lembrou que na próxima semana, na quarta-feira (22) foi marcado uma reunião com os diretores de escolas e membros de comunidades do município. A intenção é divulgar os primeiros levantamentos feitos pelo grupo.
O Pnaic
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.