Na manhã desta sexta-feira (10), na Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema, a população tomou conhecimento do retorno do voto popular nas eleições do Conselho Tutelar (CT) do município sertanejo. A notícia foi dada pela vereadora Dra. Carol Magalhães (PP), que, através de cobranças e ações no Parlamento, conseguiu reverberar o assunto e trazer o resgate da cultura de participação da população na escolha dos representantes das crianças e adolescentes da cidade.
No dia 20 de março deste ano, o Poder Executivo sancionou a Lei nº 1.195, que institui o processo de escolha dos membros tutelares e que também altera e revoga os dispositivos da Lei nº 828. Em seu discurso na tribuna, Magalhães relembrou que a ex-prefeita Renilde Bulhões havia encaminhado, em 2011, um projeto de lei que alterava a forma de votação para o CT. Sendo assim, as eleições passaram a acontecer de forma indireta, sem que a população participasse de forma ativa do processo eleitoral.
“Fiz uma representação no Poder Judiciário, juntamente com o advogado Edson Magalhães. Após repercussão nacional de publicações da imprensa, como Folha de S. Paulo, O Globo e Revista Veja, conseguimos chegar à finalização do processo. Agora, a população volta a ter o poder de escolher os conselheiros de forma direta. O voto continuará sendo secreto e facultativo. A população tem o direito de participar das decisões e ninguém pode passar por cima da Constituição Federal”, enfatizou Dra. Carol.
Até outubro de 2023, somente 3 (três) cidades de todo o Brasil realizavam as eleições do Conselho Tutelar de forma indireta: Uberlândia (MG), Rio Largo (AL) e Santana do Ipanema (AL). A prática era questionada pelo Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).
A partir de 2027, as eleições para o Conselho Tutelar, em Santana do Ipanema, voltam a ser diretas, com a população exercendo seu direito de escolher quem deve representar as crianças e adolescentes do município na defesa e garantia de seus direitos.
VEJA TAMBÉM
Entidades elegem conselheiros tutelares em Santana do Ipanema
Conheça os conselheiros tutelares eleitos em Santana do Ipanema
Juiz pede explicações sobre eleição do Conselho Tutelar em Santana