Santana do Ipanema, e mais 36 municípios de Alagoas, deve receber em breve uma máquina motoniveladora, benefício decorrente da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A relação dos 2.058 municípios beneficiados em todo o Brasil foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (5). Desses, 91 são de Alagoas, sendo que 54 receberão retroescavadeiras e 37 motoniveladora.
De acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), todos os municípios com população até 50 mil habitantes e fora das regiões metropolitanas que manifestarem interesse receberão uma motoniveladora. O anúncio da universalização foi feito pela presidenta Dilma Rousseff na abertura do Encontro dos Novos Prefeitos, no último dia 28, em Brasília, ocasião em que o prefeito de Santana do Ipanema, Mário Silva, esteve presente.
O ministro interino do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller, destaca que a ação é importante para a melhoria na infraestrutura do meio rural e para a geração de emprego e renda na cidade. “As máquinas serão muito importantes para que os municípios melhorem as estradas vicinais, o que vai facilitar o escoamento da produção e melhorar a qualidade de vida dos agricultores”, acredita.
As entregas das máquinas serão feitas a partir de março e ocorrerão ao longo do ano de 2013. Dos 2.058 mil municípios beneficiados, 496 são da região Sudeste, 834 da região Nordeste, 315 da região Sul, 183 da região Centro-Oeste e 230 municípios da região Norte.
Confira os municípios alagoanos beneficiados com máquinas retroescavadeiras: Anadia, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Batalha, Belém, Boca da Mata, Branquinha, Cajueiro, Campestre, Canapi, Capela, Carneiros, Chã Preta, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Feliz Deserto, Flexeiras, Ibateguara, Igaci, Igreja Nova, Jacaré dos Homens, Jacuípe, Japaratinga, Jaramataia, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Mar Vermelho, Maravilha, Marechal Deodoro, Maribondo, Matriz de Camaragibe, Messias, Murici, Novo Lino, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Palestina, Paripueira, Passo de Camaragibe, Paulo Jacinto, Piaçabuçu, Pilar, Pindoba, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, Santa Luzia do Norte, São Brás, São José da Tapera, São Miguel dos Milagres.
Relação dos municípios beneficiados que receberão máquinas motoniveladoras: Água Branca, Anadia, Atalaia, Batalha, Boca da Mata, Cacimbinhas, Colônia Leopoldina, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Igreja Nova, Inhapi, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Izidoro, Maragogi, Marechal Deodoro, Maribondo, Mata Grande, Matriz de Camaragibe, Murici, Novo Lino, Olho d’Água das Flores, Pão de Açúcar, Paripueira, Passo de Camaragibe, Piaçabuçu, Poço das Trincheiras, Porto Real do Colégio, Santana do Ipanema, São José da Lage, São Sebastião.
Universalização
Para os municípios que ainda não foram contemplados, será feita uma nova licitação para a compra de pelo menos mais duas mil novas motoniveladoras. Não é necessário que os municípios que se cadastraram entre os dias 15 de junho e 31 de outubro de 2012 se inscrevam novamente, como explica o coordenador do PAC 2 no MDA, Luiz Cláudio Campos. “A inscrição é válida e eles já têm garantido o recebimento de uma motoniveladora, cada. O MDA disponibilizou no seu site a relação de todos os municípios, que poderão checar o status da sua inscrição”, explicou.
Da redação com assessoria