A Prefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Controle de Endemias, concluiu, na última semana, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2014. Por meio do resultado, ficou constatada a diminuição do índice, em relação ao último ciclo. Agora, o índice de infestação predial é de 2,27%. Além da redução no índice de infestação, houve uma queda acentuada no número de notificações de casos suspeitos em relação ao primeiro semestre do ano passado.
De acordo com José Gildo G. da Silva – Coordenador das Endemias, “sem a conscientização da população (que é a maior responsável pelos seus depósitos de água, no qual são eventuais geradores de focos do mosquito) não poderíamos obter êxito em nossa luta diária contra o mosquito. Conseguimos reduzir o índice neste 5º ciclo em 2.27% percentuais referente ao ciclo anterior, mesmo assim não podemos nos acomodar e continuarmos com o mesmo afinco no combate ao vetor”. Disse.
A Secretária de Saúde Petrucia Matos disse que, “essa é uma notícia que nos deixa muito felizes, pois tanto a redução do índice de infestação quanto do número de casos notificados demonstram que as ações desenvolvidas pelo Governo Municipal estão surtindo efeito, estão dando certo. Bem como, que, a população está ficando cada vez mais consciente do seu papel no combate à dengue. Inclusive, gostaria de parabenizá-la. E os nossos profissionais realmente estão de parabéns pelo excelente trabalho que desenvolvem em nossa cidade”. Ressaltou.
por Juca Souza/Ascom PMSI