A cidade de Santana do Ipanema, localizada no Médio Sertão alagoano, recebe nos dias 27, 28, e 29 deste mês a edição do Startup Weekend Change Makers. O evento é uma ação coletiva de empreendedores que buscam, através de ideias e ações, soluções para resolver alguns dos problemas da cidade. Ainda em março ocorrerão 16 eventos Startup Weekend ao redor do mundo. Alagoas escolheu Santana para sua experiência.
Mais de 140 pessoas deverão se reunir com o intuito de produzir soluções digitais para melhorar a qualidade de vida de uma das comunidades carentes do município. A ação será feita na Escola Estadual Prof. Laura Maria das Chagas, localizado no Complexo Educacional do Estado. Parceiros como Comitê para a Democratização da Informática (CDI) e ONG de inclusão digital presente em 13 países ajudam na realização.
O presidente do CDI, Rodrigo Baggio contou que no ano passado o projeto foi levado até uma das favelas do Rio de Janeiro, na qual mostrou bastante interesse dos participantes à época. “Pensamos que poderíamos usar o evento para ajudar outras regiões carentes”, disse ele.
54 horas para por ideias em prática
Ao todo serão três dias dedicados a tirar as ideias do papel e colocar a mão na massa. Em 54 horas os participantes serão encorajados a desenvolver planos de negócios e apresentá-lo a uma banca julgadora. Diversas empresas já nasceram em eventos Startup Weekend, entre elas a já global EasyTaxi, criada na primeira edição do evento realizada no Rio de Janeiro.
Segundo Leandro Freire, facilitador desta edição, o objetivo principal da ação é começar a movimentar a comunidade, para que eles mesmos comecem a encontrar e desenvolver soluções para a região. A todo o momento a comunidade deve ser acompanhada por participantes das áreas de negócios, programadores e designers.
Quem também comenta sobre o evento é o organizador geral, Hermani Magalhães. Ele conta que sabe das dificuldades de manter um projeto adiante e transformá-lo de fato em uma grande empresa, por isso, da importância da ajuda. “Diversos mentores já se dispuseram a contribuir dando suporte às equipes após o término do evento” afirmou.
Além de seus idealizadores o evento tem a parceria de outras instituições públicas e privadas como da Google e Amazon, Ufal, Ifal, Uneal, Sebrae/AL, Aliança Empreendedora (PR), Visão Mundial, Neurônio Ativação de Negócios e Causas (SP), ACSI (Associação Comercial de Santana do Ipanema), Valedourado, Instituto Ação (AL), Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, CJE/CONAJE e ID5 Soluções Web.
Da Redação com Assessoria