A partir desta quarta-feira (11), mais de 41 mil famílias, em 336 municípios, do Semiárido Nordestino, devem ser beneficiadas pelo programa Água para Todos; em Alagoas serão 20 municípios.
Um termo de compromisso assinado, nesta terça-feira (10), em Brasília, entre os prefeitos desta região e a presidenta Dilma Roussef garantiu o benefício para mais de 41 mil famílias, distribuídas em 336 municípios.
De Alagoas, 20 prefeitos assinaram o documento e asseguraram o sistema de abastecimento. Entre eles Santana do Ipanema, município com cerca de 45 mil habitantes e com um déficit em abastecimento de água, principalmente na zona rural, onde o carro pipa ainda tem sido a única solução nos momentos de estiagem.
Também foram beneficiados, os municípios do semiárido alagoano: Água Branca, Batalha, Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Inhapi, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Olho d’Água das Flores, Ouro Branco, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poços das Trincheiras e Senador Rui Palmeira.
Em Alagoas serão investidos cerca de R$ 7.670.000; investimento que deve construir cerca de 60 sistemas de abastecimento simplificado, o que deve beneficiar cerca de 2.400 famílias. A meta do Programa é chegar ao ano de 2014 com cerca de setenta mil cisternas instaladas no semiárido brasileiro.
Devem ser investidos R$ 135 milhões em 1.042 sistemas simplificados de abastecimento de água, como cisternas, kits de irrigação e pequenas barragens pluviais. Segundo a presidenta, a parceria com governadores e prefeitos foi aprofundada, e também foi para os investimentos estruturais para a segurança hídrica.
Água para Todos
O Programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Ministério do Meio Ambiente, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Banco do Nordeste (BNB) e da Fundação Banco do Brasil (FBB).
O Decreto n° 7535 de 26 de julho de 2011 institui o programa, que é destinado a promover a universalização do acesso à água para consumo humano em áreas rurais do semiárido, visando o pleno desenvolvimento humano e à segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o programa levará também água para a produção agrícola e alimentar.
O Água para Todos faz parte das ações do Plano Brasil Sem Miséria e atenderá prioritariamente as famílias cadastradas no Cadastro Único sem acesso à água
Da Redação com assessorias