Santana do Ipanema dá início ao Programa de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)

07 jun 2013 - 09:46


O programa do Governo Federal tem por objetivo a alfabetização, em algumas disciplinas de todas as crianças das escolas municipais.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Será lançado nesta sexta-feira (7), na cidade de Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas, a abertura das ações do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

O evento acontecerá pela manhã na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e terá continuação à tarde, na Escola Municipal de Educação Básica Iracema Salgueiro Silva, localizada à Rua Martins Vieira.

De acordo com a coordenadora do projeto no município, Cícera Gomes, este lançamento marcará o primeiro contato com os professores da rede pública que serão capacitados para atuar no programa junto com os alunos.

Orientações sobre a metodologia do programa e avaliação no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC) serão debatidos durante todo o dia com os professores integrantes do programa.

O programa

O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), do Governo Federal, tem por objetivo a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais, urbanas e rurais, brasileiras.

A ideia nasceu a partir de um pacto realizado no ano de 2007entre União, Distrito Federal, Estados e Municípios, a fim para promover ações na educação.

Além da ajuda aos alunos da rede pública o pacto caracteriza-se, sobretudo, pela integração e estruturação, a partir da formação continuada de professores, além de diversas ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas do Ministério da Educação (MEC).

Em Santana do Ipanema, o compromisso foi firmado no ano de 2012 e deverá iniciar a formação continuada de 115 (cento e quinze) docentes do município.

Esses profissionais serão orientados pela equipe municipal composta por seis pedagogas, sendo cinco orientadoras de estudo e uma coordenadora local que acompanharão toda formação e monitoramento do programa durante os próximos anos.

Da Redação com assessoria

Notícias Relacionadas:

Comentários