Rota da Merenda será apresentada em evento da Seduc nesta sexta (12) A Unicafes vai apresentar os produtos disponíveis para a merenda escolar com a exposição Quitanda Coop

Assessoria / Unicafes

11 ago 2022 - 11:39


Foto: Assessoria

O Programa Rota da Merenda Legal, promovido pela Unicafes Alagoas, vai realizar edição especial nesta sexta-feira,12,  durante o evento que será  realizado no Centro de Convenções de Maceió/AL , às 13h, pela Secretaria de Estado da Educação – “Do campo  para a sala de aula: Agricultura  Familiar  na Alimentação Escolar. O encontro será voltado para diretores escolares e tesoureiros com objetivo de debater a inserção dos itens da agricultura  na alimentação  escolar da rede estadual de ensino.

A inclusão  dos itens da agricultura e das cooperativas do setor vem sendo pauta de trabalho da Unicafes/AL  a partir das ações do Rota da Merenda Legal – evento que aborda diretamente as equipes escolares, de nutrição e da administração pública com objetivo de sensibilizar e efetivar a legislação do PNAE.  A lei 11497 de 2009 prevê a destinação de 30% do orçamento para a compra dos pequenos produtores.  

“A Unicafes plantou e chegou a hora de colher. Temos articulado essa pauta junto a Seduc e Secretaria de Agricultura,  mobilizando o poder público, sempre enfatizando a importância de incluir mais qualidade no prato dos estudantes, com alimentação direto do campo para as escolas. O evento deverá justamente destacar  a abertura da chamada pública que vem sendo articulada pela Unicafes há muito tempo”,  disse o presidente da Unicafes AL, Antonino Cardozo. 

Além de apresentar  os resultados do Programa Merenda Legal, a Unicafes vai apresentar os produtos disponíveis para a merenda escolar  com a exposição Quitanda Coop. Conforme Antonino Cardozo, a  compra dos itens da agricultura familiar deverá  ampliar a qualidade nutricional dos alimentos servidos aos estudantes e auxiliar na preservação da atividade no campo. 

“A aquisição por meio do PNAE ajuda a dinamizar a  economia nos municípios, ajudando a resolver a problemática do escoamento. Muitos produtores sofrem por não ter espaço no mercado comum.  Logo alcançar mais espaço comercial significa ajudar a preservar o agricultor trabalhando no campo”,  enfatizou Antonino Cardozo, presidente da Unicafes/AL.

Comentários