Em seu discurso na festa de comemoração dos dez anos do PT no governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite de quarta-feira (20) que a resposta às recentes críticas da oposição será a reeleição da presidente Dilma Rousseff. “Eu não vou responder a eles, eles podem se preparar. Eles podem juntar quem eles quiserem, porque se eles têm dúvidas, nós vamos dar como resposta a eles a reeleição de Dilma em 2014”, disse Lula.
Antes da cerimônia, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), possível concorrente de Dilma nas eleições de 2014, fez um discurso crítico no Senado no qual falou sobre as “13 falhas” do PT em seus dez anos de Governo. Entre os itens enumerados como fracassos pelo tucanos estão o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a falta de investimentos em infraestrutura no país, como problemas em estradas e aeroportos.
Para Lula, o partido está crescendo em São Paulo, que sempre foi considerado uma fortaleza da oposição, enquanto o PSDB está “debilitado”. “O resultado mais eloquente foi a eleição em São Paulo, porque já havia gente declarando a vitória deles e menosprezando o Fernando Haddad”, afirmou o ex-presidente.
Lula disse também que seu partido “não tem medo do debate” e está preparado para a discussão pública sobre a comparação dos dois Governos, o do PSDB (1995-2002) e o atual do PT a partir de 2003, inclusive no tema da corrupção, que afetou bastante a gestão de Lula e Dilma. “Todo o mundo sabe que há duas formas de a sujeira aparecer: uma é mostrá-la e a outra é escondê-la, e duvido que outro Governo na história deste país tenha criado mais transparência e mais instrumentos de combate à corrupção que o nosso”, disse.
Discurso de Dilma
Em um discurso de 50 minutos, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o governo manterá a estabilidade da economia do país. “Ninguém duvide da nossa disposição e capacidade para garantir a estabilidade macroeconômica do país”, disse. Segundo Dilma, o bom desempenho econômico é tão importante quanto a agenda social. “O Brasil tem mostrado ao mundo que os pilares econômicos e sociais não são incompatíveis. Essa é uma das grandes conquistas dessa década”, disse. “Nós acreditamos que os pilares sociais e econômicos são complementares, produzem sinergia. Impulsionam a produção e o emprego”, afirmou a presidente.
A comemoração dos dez anos do PT no governo ocorreu no Hotel Holiday Inn, na zona norte de São Paulo. Além da presença dos ministros e autoridades municipais, a festa contou com a participação da militância que lotou o auditório. Parte dos militantes, no entanto, ficou do lado de fora acompanhando os discursos em um telão. O evento também foi transmitido online pela internet.
Por Revista Época