Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem efetuar renovação de senha até o dia 31 de dezembro deste ano. É o que orienta o Ministério da Previdência Social. A substituição da senha é obrigatória para todos aqueles que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.
Dos 31,1 milhões de beneficiários do Instituto, mais de 29 milhões já estão em dia com as suas responsabilidades. Por outro lado, 1,4 milhões de beneficiários ainda não compareceram às instituições financeiras.
A renovação da senha, como explica o Ministério da Previdência Social, deve ser feita no banco onde o segurado recebe o benefício mediante apresentação de documento de identificação com foto. Podem ser apresentados: carteira de identidade, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dentre outros.
Algumas instituições financeiras que possuem sistemas de biometria estão utilizando essa tecnologia para realizar a comprovação de vida e renovação de senha nos terminais de autoatendimento.
Quem não pode comparecer
Os beneficiários que não puderem comparecer nas agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção, podem realizar a renovação de senha por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.
Aqueles que residem no exterior também podem renovar a senha por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por consulado.
O segurado que não renovar a senha no tempo previsto poderá ter seu benefício suspenso.
Por CNM / com Portal Brasil