A rede estadual de Alagoas integrou a comitiva brasileira que visitou a China entre os dias 7 e 16 de julho para participar de um intercâmbio educacional e cultural com escolas e estudantes do país asiático.
O estado foi representado pela estudante Alana Damásio, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPM), unidade Maceió, que foi acompanhada pela superintendente de Rede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Dileusa Costa, e pela professora Myrelle Melo, também representando a Seduc.
O grupo, que ainda contou com representantes do estado de São Paulo e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República – responsável pela articulação do evento -, viajou a convite da Embaixada da China para conhecer o projeto Imprensa Jovem. E lá pôde antecipar como será a participação dos estudantes em uma reunião do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo e que, em setembro, vai se encontrar em Maceió.
Imprensa Jovem
Alana é uma das 16 estudantes que, em setembro, atuarão como Jovens Repórteres na cobertura da reunião do G20 entrevistando especialistas e produzindo conteúdo para mídias digitais. Na China, ela pôde conhecer a experiência dos Jovens Repórteres do país, além de aprender um pouco mais sobre a cultura do país, tendo a oportunidade de conhecer as cidades de Pequim, Xangai e Chengdu e visitar monumentos como a Grande Muralha e a Cidade Perdida. A comitiva ainda esteve presente à Embaixada do Brasil na China para uma celebração dos 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
“Tivemos uma programação diversificada e uma experiência culturalmente muito rica. E como atuarei como Jovem Repórter, tive a chance de experimentar o dia a dia de um jornalista, pois tivemos a chance de entrevistar várias pessoas e de aprender como se portar em uma reportagem. Voltei para Maceió com novos aprendizados que serão muito importantes para o evento do G20”, frisa Alana.
A superintendente de Rede da Seduc, Dileusa Costa, também faz uma análise positiva da viagem. “O Projeto Imprensa Jovem fortalece o protagonismo juvenil e promove aprendizado sobre temas globais, ajudando o estudante a desenvolver as habilidades em comunicação. É uma iniciativa que dá voz aos jovens e suas comunidades. Além disso, nosso grupo teve a chance de conhecer a modernização em curso na China, explorar sua rica cultura e interagir com jovens, autoridades governamentais e acadêmicas chinesas, fortalecendo os laços de amizade sino-brasileiros”, avalia Dileusa.
Ela também destaca a preocupação da Seduc em empreender ações que fomentem o protagonismo dos jovens. “A Seduc tem apoiado e incentivado nossos jovens a serem protagonistas de suas próprias histórias. Ações como esta os prepara para esse momento tão importante que é a reunião do G20”, pontua.
Daqui pra o Mundo
Esta foi a segunda viagem internacional de Alana em menos de seis meses. Entre abril e maio, ela integrou o grupo de 50 estudantes que viajou para a Inglaterra como parte do intercâmbio do programa Daqui pra o Mundo. “Ter feito estas duas viagens internacionais é gratificante. Eu nunca havia imaginado que poderia viver uma experiência como esta em um espaço tão curto de tempo”, reflete.