Pontos de Cultura de Alagoas e gestores da Cultura se reúnem na Teia Alagoana, com objetivo de debater estratégias de sustentabilidade para essas entidades e se preparar para a Teia Nacional da Diversidade 2014 que será realizada em maio de 2014, na cidade de Natal/RN.
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Ministério da Cultura (MinC) promovem, entre 13 e 16 deste mês, no Hotel Ponta Verde da praia do Francês, a Teia Estadual dos Pontos de Cultura. O encontro – que deve reunir, aproximadamente, 50 entidades – ocorre por meio do projeto Pontão Guerreiros Alagoanos, responsável pela articulação da Rede Alagoana de Pontos de Cultura, e engloba, também, o Fórum Alagoano e a Ciranda dos Pontos.
A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rolemberg, o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas e a representante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Maria Aparecida Tozatti, farão a abertura oficial dos trabalhos da TEIA/AL, no dia 13, às 19 horas, precedendo a leitura e aprovação do Regimento Interno.
A Teia Estadual é, também, preparatória para a Teia Nacional da Diversidade 2014, marcada para maio, em Natal/RN, e que deve receber mais de 4000 pessoas, entre representantes de Pontos de Cultura; representantes dos segmentos do Brasil Plural – Segmentos da Diversidade, gestores federais, estaduais e municipais; artistas; e convidados.
A partir do tema “Rede e Sustentabilidade na Diversidade”, a Teia Estadual realizará palestras, oficinas, mesas redondas, Plantões de Orientação e Prestação de Contas (MinC) e a Mostra Artística, focada nas experiências dos Pontos, em seus respectivos municípios e áreas de trabalho. Entre as atividades mais esperadas estão a palestra “Balanço e Perspectivas do Programa Cultura Viva” – que será ministrada pela secretária Márcia Rollemberg –, e a mesa redonda “Sustentabilidade e Pontos de Cultura: estabelecendo diálogos e explorando possibilidades – Políticas Públicas, Economia Solidária e Economia Criativa”, que será conduzida pelos professores Paulo Edson de Oliveira (SP) e Elder Patrick Maia Alves (Ufal).
Outra palestra importante, “Os Pontos e as Redes: sentidos e possibilidades”, ficará a cargo de Pedro Jatobá (BA) e Valéria Viana Labrea, do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
Além dos debates temáticos sobre as diversas nuanças das políticas culturais públicas, a Teia Alagoana, mais especificamente, o Fórum Estadual, apresentará e elegerá os representantes da Rede de Pontos de Cultura no Conselho Estadual de Cultura, no Comitê Estadual e na Comissão Nacional de Pontos de Cultura.
Serviço:
Evento: Teia Alagoana de Pontos de Cultura
Quando: 13 a 16 de fevereiro
Onde: Hotel Ponta Verde – Francês
Informações: 3315-7867 / 3315-7866
Coordenação de Assuntos Culturais
Pró-Reitoria de Extensão (Ufal)
Endereço: Espaço Cultural,
Praça Sinimbu – Centro
Telefone: (82) 3214-1541