Segundo os policiais, o profissional que é proprietário de uma banda teria desrespeitado horário para término da festa e foi preso por desobediência.
O radialista Anderson de Souza, apresentador de um programa jornalístico na rádio Delmiro AM, foi preso na madrugada deste domingo (23) acusado de desacatar as ordens policiais de terminar o show da banda de forró da qual é proprietário, durante as festividades do São João de Delmiro Gouveia. O comunicador acusa os policiais que efetuaram sua prisão de abuso de poder.
A banda Ary Souza e Forró A2 teria entrado no palco por volta das 2h30 para substituir o show da cantora Samira Show que não pôde comparecer ao evento, mas próximo das 4 h daquela madrugada uma guarnição policial comandada por um Tenente que não teve o nome divulgado teria se dirigido ao palco para ordenar a interrupção da apresentação da banda alegando que o horário determinado em um acordo entre o comando do 9º Batalhão e a prefeitura municipal tinha se excedido.
O radialista teria dito aos militares que tinha ordem para seguir até às 4h30 e que desconhecia tal determinação, mas iria aguardar um posicionamento da organização da festa para então pedir que a banda interrompesse sua apresentação.
O próprio Anderson relata que nesse momento o Tenente teria ordenado que sua guarnição o algemasse por desobediência à ordem policial. Souza foi levado em meio à multidão presente até a mala da viatura policial e foi conduzido à delegacia regional da cidade.
O radialista conta que durante o trajeto até à delegacia pediu para não ser preso, pois não estava desrespeitando nenhum dos policiais, apenas teria pedido para confirmar a informação junto à organização da festa, mas os militares o ignoraram e ainda teriam o chamado de “cabra safado”.
“Fui desmoralizado na presença de milhares de pessoas sem sequer dizer uma palavra ofensiva contra a guarnição policial. O tempo todo fui respeitoso com os policiais e mesmo assim fui preso com muita truculência. Naquele momento estava trabalhando e cumprindo ordens da própria prefeitura”. Desabafa Anderson.
O prefeito Valdo Sandes e seus advogados foram à delegacia e conseguiram reverter a situação, colocando Anderson de Souza em liberdade. Conforme o prefeito, os policiais se equivocaram e se excederam em suas ações, pois realmente teria acordado judicialmente que a festa terminaria às 4h30 e não às 4h, como defendia os policiais.
A reportagem do Portal Minuto Sertão conversou com o Capitão Brito, subcomandante do 9º Batalhão e ele informou que o radialista deve procurar aquele quartel para formalizar uma queixa para que somente então o batalhão possa apurar os fatos. O oficial assegurou que o comando não vai se omitir quanto à apuração do ocorrido.
Nota de repúdio das Rádio Delmiro
O também radialista e coordenador das Rádio Delmiro AM e FM, Giuliano Ribeiro, se pronunciou via nota oficial emitida pela empresa de radiodifusão repudiando a atitude dos policiais.
Confira nota na íntegra:
Eu, Giuliano Ribeiro em nome de todos que fazem as Rádios Delmiro AM e FM, repudio o ato truculento por parte de uma guarnição do 9° BPM comandada por um tenente que estava fazendo a “segurança” do São João em Delmiro Gouveia (AL) no dia de ontem para hoje (23-06-13).
De forma absurda algemaram e prenderam o Radialista Anderson de Souza, só porque a Banda Ary Souza & Forró A2 de propriedade do Radialista que estava trabalhando honestamente não parou de tocar, às 4:00 como a guarnição com o tenente de forma mal educada mandava parar, uma vez que a Prefeitura estava organizando o evento e a banda foi orientada pela mesma para tocar até, às 4:30 (conforme matéria: http://www.ferreiradelmiro.com/2013/06/delmiro-guarnicao-da-pm-sobe-ao-palco-e.html).
Este tenente não tem respeito por um cidadão de bem, proprietário de banda e imprensa, o tenente parece que não entender de Lei. Tenente, ninguém está acima da Lei, inclusive o senhor, então respeite o cidadão e respeite a Lei.
Peço explicações do Comandante do 9° BPM/AL em Delmiro Gouveia, Ten. Coronel Fontes que é homem sério e sempre demonstrou não apoiar este tipo de atitude por parte de ninguém e principalmente dos seus comandados.
Informo a todos que o povo de Delmiro Gouveia, turistas e artistas não merecem isso tipo de policial, uma vez que a polícia está para nos proteger e não para nos reprimir.
Isso não ficará assim impune, vamos exigir os nossos direitos, já estamos com o nosso corpo jurídico atuando para entrar com um processo contra a guarnição e o tenente, estamos entrando em contato com o Governador de Alagoas Teotônio Vilela, com o Comandante Geral da PM, com a Promotoria Pública, com a ABERT – Associação Brasileira de Rádio e TV, com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com os Direitos Humanos, tudo isso para que este fato não possa ser repetido com quem quer que seja, e que este fato não possa manchar a briosa PM com os milhares de policiais que honram a farda.
Pergunto ao tenente com sua guarnição:
Se o Anderson de Souza fosse um deputado, senador ou governador o senhor agiria com essa mesma truculência?
Se o Anderson de Souza não estivesse com roupa normal e com sandálias de couro, típica do nosso povo nordestino, e estivesse com terno e gravata o senhor agiria da mesma forma?
Se a banda pertencesse ao seu comandante o senhor agiria da mesma forma?
Informo que a Lei é para todos, então respeite o cidadão e não a roupa que ele usa, respeite o cidadão e não a cor da sua pele, respeite o cidadão e não a sua classe social, pobre ou rico. Somos nós cidadãos que pagamos o seu salário, agora repito, pagamos o seu salário para nos proteger e não para nos reprimir. Respeitamos a polícia como tem que ser, por isso também exigimos respeito.
Minha querida população delmirense, se ele fez isso com um radialista que tem informação, imagine o que faria com um cidadão que não tem informação e que não sabe se defender perante aos absurdos?
Este fato não foi abuso de autoridade, porque polícia não é autoridade, isso foi abuso de poder, o poder de usar uma farda e com uma arma na cintura, pensar que pode tudo, inclusive cometer injustiça com o cidadão.
Meu querido povo brasileiro, vamos dar um basta na truculência por parte de alguns policiais que não representam à classe. Vamos dar um basta para qualquer outro tipo de absurdo ou abuso de poder contra o cidadão, contra o povo.
Merecemos respeito e não porrada!
Compartilhe ao máximo e vamos mostrar a nossa indignação e dizer não a injustiça!
O Brasil está mudando e não vamos voltar atrás!
Giuliano Ribeiro e equipe
Rádios Delmiro AM e FM
Minuto Sertão