As gestões públicas andam erradas na cidade sertaneja de Palestina há muito tempo, como é do conhecimento de todos. As irregularidades administrativas seriam diversas e produz muitas reclamações da população. A última eleição, apesar de muito tumultuada, elegeu uma chapa integrada por duas mulheres: Eliane Lisboa, ou “Lane Cabudo”, como é conhecida, que havia se filiado ao PT, bem próximo ao prazo eleitoral de filiação, e Vera Farias, conhecida por “Vera do Zezinho”, que é do PSDB.
As reclamações são as mais diversas da população, especialmente de um grupo de jovens que, além de fazer fortes críticas à prefeita Lane, quer participar do concurso público para ter um emprego regular. Segundo eles, a prefeita não cumpre sequer a determinação da Promotoria de Justiça da Comarca de Pão de Açúcar, da qual o município é Termo Judiciário, e do Ministério Público de Contas no sentido de realizar o concurso público.
Ao invés de cumprir a determinação da Promotoria, a prefeita Lane está mantendo centenas de servidores “contratados” irregularmente, algo que já foi mencionado por vereadores de oposição ao governo municipal.
Estas irregularidades administrativas já chegaram ao conhecimento da Promotoria, isso sem falar que a população já planeja fazer uma manifestação para pedir melhorias na gestão pública municipal, que tem “bastante dinheiro para corretamente usar nas políticas públicas que melhor beneficiem à população”, afirmou um dos jovens, que assumiu ter apoiado a eleição da Prefeita.
A má gestão municipal da prefeita Lane, acarretou, inclusive, um racha entre a prefeita Lane e a sua vice, Vera. Esta ultima afirma que Lane disse ao Coordenador Geral da Prefeitura que “Vice-Prefeita é para receber o dinheiro e ficar em casa.” Ainda de acordo com a companheira política, quando alertou à Prefeita para os problemas municipais e as reclamações da população, Lane disse-lhe que “de problemas já estava cheia”.
Por sua vez, a Vice-Prefeira informou: “só quero trabalhar e cumprir as promessas eleitorais, que fiz junto com a Lane”. Ela afirmou que estaria impedida de trabalhar e até teve a chave da porta do seu Gabinete trocada pela Prefeita.
No dia 18 do mês passado Vera Farias esteve na Promotoria de Justiça da Comarca de Pão de Açúcar onde suas denúncias foram tomadas por escrito, mediante um Termo de Comparecimento. Membros da Comissão de Cidadania de Palestina e integrantes do próprio PT, ouvidos na última segunda-feira (06), também confirmam a veracidade das denúncias feitas pela vice-prefeita. Entretanto, a Câmara Municipal ainda não tomou nenhuma posição a respeito das denúncias, mas diversos vereadores também têm criticada a má gestão municipal.
O teor do referido Termo e outros fatos denunciados você poderá LER AQUI.
Por Paulo Bomfim / Do Fórum de Controle de Contas Públicas (Foccopa) / Editado pela Redação