Para monitorar de perto a qualidade, continuidade e segurança do fornecimento de água e lançamento de esgotos domésticos em Alagoas, técnicos do saneamento da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado (Arsal) fiscalizam, somente neste mês de maio, 23 municípios alagoanos, situados nas regiões Metropolitana, Leste, Serrana, Agreste, Bacia Leiteira e Sertão.
Em campo, os engenheiros aferem a situação e o andamento de obras de melhorias, a parte técnica, comercial e operacional dos sistemas de abastecimento de água; os indicadores de qualidade — que começam a ser aferidos a partir de então com os novos equipamentos adquiridos pela Agência —, bem como gestão de contratos, entre outras demandas.
E é no escritório, na sede da Arsal, que o trabalho de regulação é consolidado, sempre norteado pelas normativas que preconizam e regulamentam o serviço.
“O usuário passa a ter transparência a respeito daquele produto que chega à sua residência. Um necessário e importante trabalho, já que estamos falando de um bem natural, que é de direito de cada cidadão: a água”, pontua o gerente de saneamento, Dênis Costa.
E o gerente explica como o calendário de fiscalização é definido. “A nossa programação é definida com base em controles internos de retornos e despachos de processos, bem como por meio das demandas levantadas pelos usuários por meio da Ouvidoria da Agência”.
Caso a população queira registrar alguma denúncia, essa deve ser feita primeiramente à Ouvidoria da Casal, no seguinte endereço eletrônico https://www.casal.al.gov.br/ouvidoria/, caso o problema não seja solucionado, dentro do prazo estabelecido pela Companhia, a denúncia deve ser registrada na Ouvidoria da Arsal, por meio do número 0800 284-0429 [ligações de qualquer telefone] das 8h às 15h; ou acessando o site www.arsal.al.gov.br e clicando no banner Ouvidoria Alagoas [esse disponível a qualquer hora e dia da semana].
Aquisição de equipamentos
Neste ano, a Arsal teve também um fato inédito: a aquisição de equipamentos de ponta para aferir a qualidade da água. Um importante reforço para o trabalho dos engenheiros que atuam pela garantia da universalização da água para o povo alagoano.
“Desde o ano passado que a gente vem em um processo de modernização, melhorias e capacitação do corpo técnico da Arsal. Então, a Gerência de Saneamento avaliou os equipamentos que seriam necessários para o aprimoramento do trabalho. Entraram com o processo, fizeram pesquisas, estudo técnico e, inclusive, fizeram um ‘benchmarking’ com agências de todo o país [rede de contatos] para avaliar os que são utilizados pelas mesmas. Então chegaram à conclusão”, explicou a presidente interina da Arsal, Camilla Ferraz, enfatizando que a diretoria da Agência aposta nesta modernização para a melhoria dos serviços prestados à população.
Parcerias e capacitações
E este primeiro semestre de 2021 tem sido de muitos avanços para a regulação do saneamento no Estado. O corpo técnico da Arsal tem firmado parcerias com diferentes instituições públicas, a exemplo da que foi firmada com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), para a capacitação do manuseio dos equipamentos de aferição da qualidade da água; e o início do Plano de Conservação de Mananciais, uma iniciativa da Arsal que foi apresentada a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos hídricos de Alagoas (Semarh), em busca da preservação dos corpos hídricos e do desenvolvimento sustentável nesse segmento para o Estado.
Por Patrícia Mendonça / Assessoria Arsal