Qualidade da água é discutida em assunto de reunião com os pipeiros

09 ago 2013 - 08:44


Foto: Assessoria Cedec

Foto: Assessoria Cedec

Representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas – Cedec, do Ministério Público, da Secretaria do Meio Ambiente de Recursos Hídricos – Semarh e da Secretaria Estadual de Saúde estiveram reunidos em Santana do Ipanema e em Delmiro Gouveia com os pipeiros cadastrados na Operação Água é Vida para discutir a qualidade da água destinada às comunidades atingidas pela seca no sertão de Alagoas.

A Operação água é Vida é uma das ações do governo do federal em conjunto com o estadual, através do Comitê Integrado de Combate aos Efeitos da Seca. A ação consiste em levar água potável para consumo e também para amenizar a situação dos pequenos agricultores e pecuaristas sertanejos dos municípios em situação de emergência reconhecidos pelo governo federal.

O objetivo da reunião foi de conscientizar os pipeiros da importância de manter a qualidade da água da operação. Em Santana do Ipanema, Sandra Canuto, superintendente da vigilãncia sanitária em saúde, falou sobre a importância da água e as doenças que ela pode causar, caso seja contaminada.

A Defesa Civil Estadual em conjunto com a municipal, fiscaliza o trabalho realizado pelos pipeiros, mas pede ajuda da comunidade. “ É importante que a comunidade colabore com a Defesa Civil para garantir a qualidade da água. Se perceberem a água turva, com coloração fora do normal, entrem em contato com a Cedec para denunciar. Os pipeiros sabem que não podem abastecer em qualquer lugar, existem os locais cadastrados com a qualidade própria para o consumo humano. Os carros devem estar com adesivos com a logomarca da operação água é vida,” avisa coronel Edvaldo Nunes, coordenador da defesa civil estadual.

A operação atende 37 municípios afetados pela seca em situação de emergência com 239 pipeiros cadastrados. A condição dos contratos da operação é que água deve ser potável e o abastecimento deve ser realizado em mananciais cadastrados pela defesa civil. Os pipeiros que descumprirem as condições serão responsabilizados juridicamente e terão seus credenciamentos cancelados.

A reunião também acontece, nesta quinta feira (08) em Arapiraca e Palmeira dos índios. Qualquer denúncia ou informação entrar em contato com a Cedec pelos números 3314-2822 e 3315- 2843.

Da Assessoria Cedec

Notícias Relacionadas:

Comentários