Estudantes universitários da cidade de Santana do Ipanema, no Médio Sertão de Alagoas, estão preparando um protesto que acontecerá neste dia 1º de junho. A pauta do movimento é um resultado da recente greve dos caminhoneiros, e pede, além de redução nos combustíveis, mais valorização na educação.
Os manifestantes planejam se concentrar a partir das 9h na Praça Dr. Adelson Isaac de Miranda, no bairro Monumento. É esperado estudantes da Ufal, Uneal e Ifal, mas o protesto também convoca toda a população a se juntar ao ato.
“Diante do contexto encontrado no nosso país, marcado por todas as mais diversas formas de corrupção, abusos governamentais e medidas desumanas para com seu povo, uma das categorias mais prejudicadas somos nós, estudantes”, diz uma parte da nota publicada nas redes sociais.
Ainda segundo divulgado na internet, a pauta do protesto pede: Fim definitivo da cobrança do imposto PIS/Cofins sobre o insumo; Redução do ICMS; Eliminação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre o diesel (em prol dos caminhoneiros); Redução de Impostos abusivos; Abaixo à Reforma da Previdência; Melhoria adequada na Educação; Valorização dos Professores e profissionais agentes no âmbito estudantil.
Por Lucas Malta / Da Redação