Dublin/IRL – Uma parceria entre a agência I2 Intercâmbios Inteligentes e os sites, Brazukas em Dublin e Cuppollilar, sortearão a partir do mês de abril bolsas de intercâmbio para Dublin, capital da Irlanda.
No total, serão 27 bolsas de estudo, sendo uma para cada um dos 26 estados brasileiros e uma para o Distrito Federal. Os ganhadores das bolsas de intercâmbio irão ser contemplados com seis meses de curso de inglês na International Education Academy, três meses de acomodação e alimentação, visto de um ano de permanência no país, seguro saúde, recepção no aeroporto, chip de celular e traslado.
Ainda está incluso um mini City Tour pelos principais pontos da capital irlandesa, adaptador de aparelhos eletrônicos, auxílio para expedição da documentação exigida pelo país, como banco, imigração, PPS (Personal Public Service – documento exigido para o trabalho regular na Irlanda), além do International Student Card, cartão que possibilita ganhar descontos em vários serviços, e do auxílio currículo.
Para encerrar o pacote de benefícios, os ganhadores terão direito ainda a 20 aulas extras de conversação e o curso preparatório para o exame de Cambridge. Não estão inclusos passagens aéreas e demais despesas do intercambista.
De acordo com José Amaral, proprietário da I2 Intercâmbios Inteligentes, a proposta da promoção surgiu do desejo de contribuir para a realização de sonhos dos jovens brasileiros que não detêm poder econômico para estudar no exterior, além de conhecer histórias interessantes de diferentes pessoas e estados. “Tem muito jovem no Brasil que tem o sonho de fazer um intercâmbio, conhecer o mundo, porém não tem condições. Esta foi uma maneira que eu encontrei de ajudar essas pessoas que, assim como eu, tinha um sonho”.
Mesmo com o Brasil sendo uma das maiores economias do mundo, segundo ele, isso não é fator que isenta contribuições ao povo brasileiro. “As pessoas que ganham em média de R$ 800 por mês no Brasil não têm condições de juntar 15 mil reais para fazer intercâmbio”, afirmou Amaral.
Para o participante Jermerson Antonelly de Macêdo Silva, vendedor, de 25 anos, de João Pessoa (PB), esta pode ser uma oportunidade de conhecer novas culturas. “O que me motivou foi a real possibilidade de ir pra um país no exterior, onde pessoas do mundo todo estão lá para aprender. Fora isso, sempre foi um desejo meu conhecer novas culturas, e antes o que era um sonho não realizado, é agora uma esperança para uma grande mudança de vida”, comentou.
De acordo com Silva, está ansioso para ser contemplado. “Espero aprender, crescer, mudar alguns conceitos e manter outros. Será uma experiência válida profissionalmente e como pessoa, sem deixar de mencionar que o inglês é uma língua universal e, com o mundo globalizado de hoje, se você não aprender o inglês você fica para trás. Ter fluência conta e muito na hora de conseguir qualquer emprego. Você amplia ainda mais seu potencial”, disse.
Já para a estudante de São Paulo (SP), Nataly Gabrielly de Campos Castro, de 18 anos, disse que, se sorteada, espera aprender sobre novas culturas, dedicar-se ao estudo do idioma e ter novas experiências pessoais, profissionais e sociais. “Percebo que hoje não basta apenas ter uma graduação ou uma pós. É preciso ter o contato com um idioma, e cada vez mais ele é exigido”, afirmou.
COMO PARTICIPAR
Para participar da promoção, o candidato deve elaborar um vídeo, com até 3 minutos, contando um pouco da sua história de vida e o porquê deve ser contemplado com uma bolsa de estudo no exterior.
A seleção será feita por estado e os sorteios acontecerão todo último domingo do mês, sendo o primeiro a ser realizado no próximo dia 28/04. Todo regulamento da promoção e como participar está no sitehttp://www.bolsasdeintercambio.com
Leonardo Pereira – Correspondente Internacional