O projeto de lei que sugere aumentar o número de vereadores na Câmara de Santana do Ipanema, dos atuais 11 para 13 vagas, já está pronto para a votação. Ele poderá ser colocado na pauta da sessão desta sexta-feira (19) e receber a posição dos parlamentares.
A proposta recebeu nesta quinta-feira (19) os pareceres das duas comissões (Constituição e Justiça) e (Orçamento e Finanças). Ambos foram favoráveis a aprovação da norma apresentada pelo vereador Eudes Vieira da Paixão (PSB), o popular “Meirica”.
Em discurso na sessão anterior, Meirica pediu a atenção dos colegas da Casa Tácio Chagas Duarte para o fato de que a proposta não onera em nenhum aspecto os cofres municipais, ao contrário, poderá reduzir o salário dos edis a partir da próxima legislatura.
“A ideia é trazer mais representatividade para a Câmara de Santana do Ipanema, além de limitar os poderes e influência do prefeito, que como vemos hoje, é muita aqui na Casa”, frisou o autor do PL.
Luta contra a situação
Apesar de ter ganho a adesão dos colegas da oposição (Zé Vaz, Jacson Chagas e Marciano), Meirica ainda não conseguiu alcançar os votos suficientes e tem tentado convencer os parlamentares da base aliada do prefeito.
O único que declarou abertamente ser contra o projeto foi o vereador Moacir Júnior (MDB), entretanto, nos bastidores outros integrantes do grupo já disseram que não querem “essa história de mais edis”.
Segundo apurou o site Alagoas na Net, há vereadores da situação que até querem votar na matéria, mas estão pressionados a seguir a vontade expressada pelo vereador Junior.
Por Lucas Malta / Da Redação