Aconteceu no fim de tarde da última sexta-feira (27) mais um encontro de mulheres do Projeto Girassol, No Recando da Serra, espaço da santanense Cristóvia Vasconcelos, líder do projeto.
O Projeto Girassol tem como principal objetivo elevar a autoestima e o fortalecimento das mulheres. É uma rede de mulheres que visam através de projetos e histórias a possibilidade de negócios. São mulheres dos diversos segmentos da sociedade e em cada encontro um(a) convidado(a) participar e realizar troca conhecimentos com o grupo.
O primeiro encontro foi com os Promotores de Justiça Kleber Valadares e Viviane Karla, o segundo encontro com o Juiz Kléber Borba e Viviane Karla.
Nesta edição o encontro foi com a consultora, blogueira e empresária especialista em produtos íntimos Patrícia Estevão, que falou sobre a quebra de tabus e intimidade Feminina.
PROJETO GIRASSOL
O Projeto Girassol é uma iniciativa do Centro Espírita Santa Bárbara – CESB. Teve início em 2015 com crianças e adolescentes através de ações culturais e de cidadania , tendo como apoiador o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e posteriormente o Juizado especial de Pequenas causas.
Com a pandemia aconteceu uma grande preocupação em relação ao apoio às famílias, tendo em vista ser algo novo para todos que integram o projeto, e sempre ouvindo principalmente as mulheres, seus medos e anseios por dias melhores.
O Projeto foi reformulado e apresentado por meio de edital ao juizado especial de Pequenas Causas, que após uma reunião com a magistrada Dra Nathallye Alcântara e a Promotora Dra. Viviane Karla o Projeto Girassol Mulheres teve aprovação vindo assim a ter assistência do juizado para nossas ações de escuta, encaminhamentos aos profissionais ou órgãos competentes e sempre priorizando o foco do projeto que é apoiar mulheres independente da situação econômica, social ou pessoal.
O Projeto vai além do município de Santana do Ipanema, pois se estende por toda a comarca que é composta também pelos municípios de Olivença e Poço das Trincheiras e grandes resultados já foram alcançados.
Com esses resultados vemos o quanto podemos ser fortes e também ajudarmos aquelas que estão precisando de apoio . Entendemos que mulher que apoia mulher , fortalece uma rede e promove o protagonismo feminino – destacou a líder Cristóvia Vasconcelos.
Hoje o grupo tem 65 mulheres, que se conectam através do grupo de WhatsApp e também do Instagram, além dos encontros periódicos que são feitos sempre com temas de relevância.
O projeto também faz parte de uma rede de apoio feminino como o levante feminista e a rede de mulheres de comunidades tradicionais, com apoio da Dayo social(consultoria social).