Foi realizado durante todo o dia desta segunda-feira (30) a culminância de uma ação que mobilizou dezenas de sertanejas de Alagoas. Com o intuito de arrecadar mechas de cabelos para doação a uma entidade filantrópica, o Projeto Fios de Esperança recebeu inúmeras moradoras da cidade de Santana do Ipanema e Região, que buscavam fazer um gesto de bondade em prol de pessoas necessitadas.
O evento, que ocorreu na sede da Escola de Informática da Loja Maçonica, Amor à Verdade, situada na Avenida Dr. Antonio Cabral, aconteceu uma hora antes do previsto, às 8h, já que segundo as organizadoras, algumas pessoas estavam aglomeradas para fazer a doação.
A estudante santanense Daniela Souza, uma das idealizadoras do projeto, afirmou que o dia foi muito além do esperado, com uma imensa participação de pessoas que estavam dispostas a ajudar com a causa. “Tivemos muito trabalho, pois a todo momento apareciam pessoas. Eram crianças, jovens adultos e até idosos querendo doar. Nunca imaginávamos que isso fosse ganhar tanta repercussão”, frisou a santanense.
Ela também conta que a divulgação através da rádio local e outras mídias ajudou bastante o projeto, já que muitas pessoas já vinham trazendo como referência algumas das entrevistas que as idealizadoras fizeram recentemente. “Recebemos muitas pessoas da zona rural ou estudantes da cidade. Elas falavam que tinham ouvido a rádio ou visto na internet a propaganda do Projeto, daí resolveram participar.
Satisfação em doar
Entre as diversas pessoas que fizeram as doações, algumas chamaram a atenção das organizadoras, como o caso da estudante Mariana do Santos, de 21 anos. Ela relatou as cabeleireiras que logo ao saber da ação, não viu a hora de participar, chegando a registrar alguns momentos em seu diário e até a sonhar com o dia da doação.
“Tive uma paz e uma emoção muito grande ao fazer isso. Tenho duas filhas e penso que se um dia for precisar, espero que apareça outra pessoa com a mesma coragem que eu tive. Nunca sambemos o dia de amanhã”, contou Mariana, que doou pouco mais de 30 centímetros dos seus cabelos.
Cumprindo uma antiga promessa familiar, a Dona de Casa, Quitéria Dantas Gomes, de 37 anos também esteve entre as doadoras. A moradora contou que há alguns anos tinha prometido a sua mãe, já falecida, que só cortaria o cabelo se fosse para uma boa ação.
“Soube da campanha através da minha filha, que chegou em casa falando e pedindo para que eu participasse. Não pude perder a oportunidade de honrar minha mãe com a promessa”, disse.
Outro caso curioso aconteceu com uma senhora chamada Cleones. Vinda também da zona rural de Santana do Ipanema, a moradora trouxe uma enorme trança de cabelo, que segundo a própria, guardava para uma ocasião especial. “Fico feliz em estar participando”. De acordo com as organizadoras essa foi uma das maiores mechas recebidas.
Vale salientar que além da satisfação em fazer parte de um projeto social, todas as doadoras ganharam também um tratamento especial no cabelo após a doação. “Elas receberam um ajeitado após o corte, além de uma escova. Saíram daqui lindas por fora e por dentro”, conta uma das cabeleireiras.
Muito trabalho e muito resultado
Ao final do dia, as participantes do projeto se surpreenderam com a quantidade de cabelos arrecadados. Mais de 160 mechas foram separadas e serão doadas à Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala).
As organizadoras ainda contabilizaram outras doações, como alimentos e utensílios de uso diário.
As organizadoras do Projeto Fios de Esperança ainda alertam que, independente do final da campanha, as cabeleireiras que se associaram ao projeto ainda poderão receber doações de pessoas e assim repassar para a instituição.
Por Lucas Malta / Redação