A minuta de Lei do Programa Amigo Trabalhador foi aprovada, nesta quarta-feira (17), pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE). A partir de agora, legalmente constituído, o projeto já pode colocar em prática o seu objetivo de atender a, inicialmente, 10 mil trabalhadores safristas do segmento sucroalcooleiro. O Amigo Trabalhador vai ajudar a mitigar os efeitos do desemprego sazonal proveniente da entressafra comum à atividade e ao processo de mecanização da cana-de-açúcar.
Esses trabalhadores serão qualificados, recebendo alfabetização e capacitação profissional, como uma alternativa de trabalho, além de receberem um aporte financeiro. A bolsa, no valor de R$520, será disponibilizada durante os quatro meses do ano em que o segmento fica desempregado. Para receber o apoio, os requisitos do cadastramento solicitado pelo programa devem ser atendidos em sua.
A comissão gestora do Programa, formada por representantes de Secretarias de Estado, é coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).
Por Seplande