Projeto desenvolvido no Ifal Santana foi exposto no Chile; conheça

23 ago 2018 - 09:42


Olívia Marianny apresentou o sucesso da ação em Antofagasta, Chile (Foto: Assessoria)

Já não é novidade: depois de conquistas no Paraguai e no México, o campus do Ifal em Santana do Ipanema levou outra de suas iniciativas na extensão para fora do país. Em julho, foi a vez do Chile conhecer mais uma ação pioneira da instituição.

O curso “Boas Práticas na Bovinocultura de Leite”, levado à comunidade do município de Major Izidoro, ofereceu assistência técnica qualificada a fim de apoiar os produtores no conhecimento de técnicas capazes de garantir um manejo mais adequado, elevando consideravelmente os índices de produtividade.

Para chegar ao Chile, a iniciativa precisou se destacar na FENECIT 2017, onde conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências Agrárias. Com o prêmio, veio a credencial para participação na 9ª Latin American Expo-Sciences ESI AMLAT 2018, realizada na cidade de Antofagasta, capital regional de uma zona portuária no Deserto do Atacama. O evento visa  promover a exposição de projetos científicos para jovens na América Latina, num ambiente multicultural, com uma vasta programação, que inclui visitas culturais e científicas, exposição de projetos, oficinas e conferências.

Apesar de o evento não ser competitivo, o desempenho do Campus Santana impressionou os participantes pela apresentação de resultados consistentes. Com reconhecida importância na bacia leiteira do estado, os produtores do município de Major Izidoro viram na ação a possibilidade de conjugar a prática do dia-a-dia com orientações técnicas adequadas na gestão do negócio do leite.

Rinaldo Souto Maior, orientador do curso, em momento de aula prática (Foto: Assessoria)

O projeto é de autoria do docente Rinaldo Souto Maior, pós doutor em Nutrição Animal, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, mas coube à discente Olívia Marianny de Oliveira, bolsista da ação, a responsabilidade de defender nos Andes os resultados da iniciativa. Agora ex-aluna do Curso Técnico em Agropecuária, Olívia coroa quatro anos de casa com esse marco em sua vida: “Apenas agradeço por tudo. Fazer parte dessa instituição incrível  me fez ver a vida com outros olhos. Sou grata ao Ifal e saio com o coração transbordando amor. Levarei para sempre o nome dessa instituição”, contou emocionada a estudante. 

A emoção da aluna faz sentido. Apesar de não competitiva, a ESI AMLAT 2018 destacou os melhores projetos e o do campus aparece na lista. O novo reconhecimento agora poderá nos levar a muito mais longe. Longe mesmo! A iniciativa foi credenciada para participar da Expo-Science International (ESI 2019), em Abu-Dhabi, Emirados Árabes, região do Golfo Pérsico.

Por Assessoria / Ifal 

Notícias Relacionadas:

Comentários