Projeto Centro de Diagnóstico em Movimento levou especialidades ao Povoado São Félix com o 2º Mutirão de Saúde

09 set 2014 - 06:00


Foto: Juca Souza / Ascom PMSI

Foto: Juca Souza / Ascom PMSI

Os moradores do Povoado São Félix e das comunidades rurais vizinhas foram beneficiados no último sábado (6) com o 2º Mutirão da Saúde. O evento ofereceu diversas especialidades em saúde, com intuito de levar assistência médica, facilitando o acesso da população. O mutirão teve início às 7h30 e terminou às 12h.

Uma equipe formada por profissionais da saúde de Santana do Ipanema atendeu a população no PSF do Povoado. As consultas foram nas áreas de clínica geral, citologia, atendimento psicológico, ultrassonografia, vacinação, aferição de pressão arterial, dentre outros.

A proposta do projeto segue uma linha de voluntariado, assim, todas as especialidades são ofertadas aos usuários sem nenhum custo ao município, já que os profissionais que participaram do projeto não receberam nenhum recurso financeiro.

A coordenadora do Centro de Diagnóstico de Santana do Ipanema, Flávia Vieira, estima que cerca de 450 pessoas foram atendidas somente neste dia. Para ela, o mutirão tem o objetivo de dinamizar os atendimentos na localidade, como também diminuir a demanda reprimida.

“Para ser atendido, o morador precisou apenas comparecer com seu cartão do SUS, levar documento de identificação e um comprovante de residência”, conta a profissional, que relata ainda que essa ação deve se repetir e beneficiar muita gente do município.

Outra integrante da equipe voluntária, a técnica de enfermagem Gláucia Regina, afirmou que o projeto aproxima os moradores do PSF, tendo a possibilidade de que a comunidade tenha o hábito de visitar a unidade regularmente. “Esse Projeto do Centro de Diagnóstico é maravilhoso”, falou Gláucia.

Além da Flávia e Gláucia, também participaram os profissionais Ana Paula da Silva (Psicóloga), Rendreson Damasceno (Clínico Geral), Eraldo Almeida (Ultrassonografista), Jacqueline Pontes, Edileide Maria de Jesus, Max Adriano e Ana Paula Pereira Dantas (estes auxiliares administrativos e de saúde).

Dando suporte no Povoado estiveram a fnfermeira do PSF São Felix, Regiolanda de Jesus, a técnica em enfermagem, Ana Cláudia Nunes, a auxiliar em Serviços de Saúde, Maria do Carmo e Zuleide Cardoso Xavier de Melo, no arquivo.

por Juca Souza/Ascom PMSI

Notícias Relacionadas:

Comentários