Povoado Areia Branca recebeu atendimento de diversos profissionais da saúde durante o fim de semana.
Na manhã deste sábado (dia 16) o Povoado Areia Branca recebeu o projeto Centro de Diagnóstico em Movimento. Uma ação voluntária onde médicos, enfermeiros, psicólogo, psiquiatra e técnicos em saúde prestaram vários atendimentos. O objetivo da ação foi dirimir a demanda reprimida.
O vereador Heleno fez questão de acompanhar os trabalhos. Ele disse nunca ter visto um trabalho como aquele sendo feito em Areia Branca. E completou dizendo que, “apesar da crise que atinge os municípios brasileiros vejo o trabalho do pessoal da saúde. Enquanto outras cidades se afundam e param os serviços essenciais da saúde a nossa cidade dá o exemplo”.
A Coordenadora Flávia explica que, “o Projeto Centro de Diagnóstico em Movimento surgiu de uma demanda que temos (demanda reprimida), apesar de termos várias especialidades o número de usuários é muito grande, dai que falamos com os profissionais para saber se eles poderiam colaborar conosco neste projeto, e ai está o resultado. Um trabalho voluntário – e é bom que se diga isso – , que tem por objetivo levar as especialidades até as comunidades, pois sabemos como é difícil para alguns usuários se locomoverem até a cidade. Outro fator de muita relevância que deve ser dito é que não estamos tirando a vez de nenhum outro PSF, pois as marcações continuam do mesmo jeito. Quando fomos apresentar a a proposta à Secretária Petrucia e ao Prefeito Mário Silva eles de imediato acataram e apostaram na nossa ideia”, finalizou.
A Secretária de Saúde Petrúcia Matos esteve no mutirão e falou sobre as ações que são desenvolvidas no município, apesar de toda a crise, ela explica que, “o trabalho em equipe é tudo, e isso depende muito da dedicação profissional, é claro que a gente está passando uma crise muito grande no país na questão da saúde, mas quando a gente conta com profissionais comprometidos como nós estamos vendo hoje aqui no mutirão, onde médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais, juntamente com toda a coordenação se propuseram a vir fazer um mutirão de saúde voluntariamente, então com isso a gente consegue, com cada um dando o melhor de si, então assim a gente consegue fazer saúde, apesar da crise.
A saúde está subfinanciada e com isso as dificuldades emperram cada vez mais o trabalho. É claro que nós queremos fazer mais, contratar novas especialidades, para que assim nossa população tenha sempre o melhor, mas por conta desse subfinanciamento nós ficamos de mãos atadas, mas é num momento como esse que a gente vê todos aqui hoje, ortopedista, psiquiatra, o pessoal fazendo exames laboratoriais, citologias, um clínico geral, psicologo e todo o restante da equipe vindo aqui em Areia Branca promover saúde nesse mutirão que nos deixa muito felizes, pois o grande beneficiado é o nosso usuário”, disse.
Destaque para a extraordinária visão humana e profissional de:
Dr. Daniel Dias – Ortopedista;
Dr. Thiago Feijó – Psiquiatra;
Ana Paula da Silva – Psicóloga;
Rendrison Damasceno – Clínico Geral;
Adriana Damasceno – Enfermeira responsável pela Citologia;
Dr. Eraldo Almeida – Ultrassonografista;
Glaucia – Técnica em Enfermagem;
Edileide e Jacqueline – Auxiliares Administrativas;
Max Adriano e Ana Paula – Auxiliares em Serviços de Saúde;
Aparecida Albuquerque – Enfermeira e Coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde.
Por Juca Souza/Ascom PMSI