Com apoio dos governos estadual e municipal, evento reunirá mulheres de 11 municípios alagoanos em situação de vulnerabilidade social.
Mulheres de 11 municípios alagoanos, cadastradas no programa Mulheres Mil, do Governo Federal, participarão do primeiro encontro de socialização e integração das diversas turmas de formação educacional, profissional e tecnológica, no dia 12 de maio, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.
Com o tema principal focado na autoestima e o resgate de valores das mulheres em situação de vulnerabilidade social e de gênero, o I Encontro Alagoano do Programa Mulheres Mil – A Mulher Nordestina, sua Identidade e Sensibilidade busca promover a aproximação com os mais variados setores da sociedade.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Articulação Social (Seas), é parceira do projeto e deverá, junto ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e à Associação Comercial de Maceió, participar ativamente da organização do evento. A parceria foi firmada em reunião nesta quinta (9), com a gestora do programa em Alagoas, Maria Luiza Jaborandy.
Na ocasião, o secretário da Articulação Social, Claudionor Araújo, elogiou a ação e o trabalho desenvolvido em Alagoas, que conta com cerca de 1.600 mulheres contempladas nos município de Maceió, Paripueira, Arapiraca, Maragogi, Porto Calvo, Maravilha, Murici, Satuba, Coqueiro Seco, Palmeira dos Índios e Piranhas.
“A união dos esforços das esferas governamentais é fundamental para o avanço de programas voltados para o desenvolvimento social, que contemplam a parcela da população que tem dificuldades de acesso à qualificação”, destacou Claudionor.
Segundo Maria Luiza Jaborandy, é de extrema importância apoiar projetos que facilitam o acesso à qualificação profissional. “Devemos abrir as portas das instituições e apoiar projetos como esse, que elevam a escolaridade. Na verdade, não estamos fazendo nenhum favor a essas mulheres, estamos pagando uma dívida. É nossa obrigação”.
De acordo com a gestora, os órgãos públicos de articulação são essenciais para sensibilização e mobilização do público alvo do programa, que tem metodologia de acesso, parte essencial da etapa, permanência e êxito.
Também participaram da reunião a secretária da Associação Comercial de Maceió, Carminha Branco, o gerente do órgão, Diego Gaia e a secretária adjunta da Seas, Sonaly Bastos.
A programação do encontro inclui palestras, oficinas e debates com temas pertencentes ao universo das participantes, no sentido de fortalecer a identidade e a autoestima das mulheres nordestinas.
O programa faz parte do Plano Brasil sem Miséria e se concentra em moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano, sem pleno acesso a serviços básicos, que são contempladas com formação educacional, profissional e tecnológica.
Por Bárbara Pacheco / Agência Alagoas