Foram dois dias de atividades intensas, reuniões com autoridades e muito trabalho educativo. A Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal) levou o Programa Arsal Sustentável para as cidades de Delmiro Gouveia, Piranhas e Inhapi, no Sertão de Alagoas. O programa tem como principal objetivo difundir os serviços regulados pela agência, apoiado na sustentabilidade.
As atividades ocorreram até esta terça, 11, e se iniciaram no Memorial Delmiro Gouveia, marcado por vários atendimentos à população e atividades voltadas a estudantes da rede pública de ensino. Toda a diretoria e as áreas técnicas se reuniram com autoridades, atenderam à imprensa local e à população, esclarecendo o papel da agência reguladora e como obter acesso aos serviços.
Enquanto isso, alunos das escolas Professor Ivan Fernandes Lima, em Piranhas, Nossa Senhora da Saúde, em Delmiro, e Escola Nossa Senhora do Rosário, em Inhapi, receberam os técnicos do saneamento para participar de mais uma ação do Programa Vigilantes da Água, que leva conhecimento, de forma lúdica, sobre o saneamento básico e a preservação do meio ambiente.
Parcerias em defesa da mulher
Já a equipe da Sala Lilás da Arsal realizou palestras sobre o combate à violência contra a mulher na Escola Estadual Celso Rodrigues Rego, em Piranhas, além da assinatura de termo da cooperação com a Patrulha Maria da Penha e o Centro de Atendimento à Mulher de Delmiro Gouveia, com o objetivo de ampliar o atendimento às mulheres de violência, além de combater o assédio no transporte intermunicipal.
Também foram realizadas palestras conjuntas entre a Arsal, a Secretaria de da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, para informar sobre direitos das Pessoas com Deficiência, Idosos e Autistas, e com o Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv).
Atendimentos à população
O Programa Arsal Sustentável, além de levar conhecimento à população sertaneja, intensificou os atendimentos no posto da Arsal na Central Já! do Shopping da Vila. O local recebeu estudantes e a população para orientações sobre a tarifa social e como obter o desconto, destinado à população de baixa renda e assegurado por resolução da agência reguladora.
Os dois dias de programação foram avaliados positivamente tanto pela população, como pela diretoria da Arsal e técnicos da agência. “Explicar o trabalho da Arsal, a importância da regulação dos serviços públicos e as ações de sustentabilidade são um compromisso assumido por esta diretoria, e estamos comprometidos em atender o maior número de alagoanos possível”, defendeu a presidente da agência, Camilla Ferraz.
“Estamos nos aproximando da população do Sertão, trazendo e explicando os nossos serviços e assim, ampliando o nosso relacionamento”, defendeu o diretor Edvaldo Nascimento. Durante a ação, os diretores Andresa Pedrosa e José Márcio explicaram a atuação da Arsal na fiscalização do transporte intermunicipal e no saneamento no Estado.