PROFISSÕES POUCOS ORIENTADAS
24 novembro 2017
Vejamos algumas profissões pouco ou não divulgadas nos Cursos Fundamental e Médio:
Antropólogo – É um profissional responsável por estudar o homem e suas interações com a sociedade. Analisa o ser humano como um ser biológico, social e cultural. A sua ciência se chama Antropologia.
Arqueólogo – É um profissional que representa a Arqueologia, disciplina científica que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais. Ciência social que estuda as sociedades extintas.
Paleontólogo ou paleontologista – É um cientista que estuda a Paleontologia. Especialidade da Biologia que estuda a vida do passado na terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico. No Brasil, paleontólogo é aquele que apresenta uma graduação (Biologia ou Geologia) e uma pós-graduação com monografia versando sobre uma pesquisa desenvolvida na área da Paleontologia.
Obs. A Arqueologia tem o objetivo de estudar a humanidade, já a Paleontologia estuda as outras espécies (animais, vegetais…).
Geólogo – É um profissional de nível superior diplomado em Geologia ou Engenharia Geológica. Estuda a estrutura e os processos que formaram a Terra, sua evolução ao longo do tempo e os aspectos da aplicação desses conhecimentos para o bem comum.
Geógrafo – É o profissional cuja área de estudo é a interação entre os diversos sistemas espaciais. Sistemas que podem ser sociais, econômicos, políticos, geológicos, biogeográficos etc. O Geógrafo pode ser Bacharel e Licenciado. O Bacharel possui habilitação para trabalhar com estudos ambientais, planejamento regional, mapeamentos e diversas outras atribuições. O Licenciado possui habilitação para lecionar a Geografia. Embora sejam habilitações e atribuições profissionais distintas, a Geografia é uma só. O Bacharel em Geografia possui as atribuições definidas pela lei federal 6664 de 1979 e o órgão que fiscaliza a atuação profissional no Brasil é o CONFEA e suas regionais CREAs.
Clerisvaldo B. Chagas, 24 de novembro de 2017
Crônica 1.787 – Escritor Símbolo do Sertão Alagoano